Clube

Neste dia: Vitória histórica sobre o Corinthians completa 90 anos

Uma vitória emblemática do Athletico Paranaense completa 90 anos nesta terça-feira (21). No dia 21 de julho de 1930, o Rubro-Negro derrotou o Corinthians por 1 a 0, no primeiro confronto entre as duas equipes.

O jogo foi disputado no Estádio Joaquim Américo, com o recorde de público no Estado do Paraná até então: cerca de 8 mil pessoas.

A expectativa foi imensa desde que se anunciou a vinda do time paulista para Curitiba. O Athletico, em meio à campanha do bicampeonato estadual de 1929 e 1930, ostentava uma invencibilidade de 19 jogos.

O Corinthians não conhecia derrota havia 28 partidas. Era o então campeão paulista e tinha recentemente conquistado o título de “Campeão dos Campeões”, ao derrotar por duas vezes o Vasco da Gama, campeão carioca.

O time de São Paulo, comandado pelo famoso trio Tuffy, Grané e Del Debbio, tinha todo o favoritismo a seu lado. Mas o esquadrão athleticano, com a famosa raça rubro-negra e o apoio da torcida, faria história na antiga Baixada.

A vitória veio com um gol do implacável artilheiro Marreco. E o Furacão ainda marcaria mais duas vezes, com Levoratto e Marreco, em lances anulados pelo árbitro.

No final da partida, quando o Corinthians se atirou ao ataque para evitar a derrota, o goleiro Alberto e a defesa athleticana garantiram o placar.

Após o jogo, a torcida invadiu o campo e carregou em triunfo os heróis rubro-negros. O resultado foi celebrado como uma grande vitória do futebol paranaense.

À noite, na antiga sede do Athletico na Rua XV de Novembro, uma grande festa comemorou o feito rubro-negro. Representantes de todos os clubes da capital paranaense estiveram presentes para celebrar a façanha do Furacão. 

Ficha técnica: Athletico Paranaense 1×0 Corinthians
Amistoso Interestadual
Data: 21/07/1930
Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba
Árbitro: Moacir Gonçalves

Athletico Paranaense: Alberto; Pizzato e Anjolilo; Chumbinho, Falcini e Rosa; Levoratto, Marreco, Urbino, Zinder e Maranhão
Gol: Marreco

Corinthians: Tuffy; Grané e Del Debbio (Rafael); Nerino, Guimarães e Munhoz; Filó, Napoli, Gambinha, Ratto e De Maria

Comentários