Time

Nikão 300: “O Athletico é um clube que me acolheu, que me deu a oportunidade de ter uma família”

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Nikão é um cara família. Pai dedicado e carinhoso dos pequenos Thiago e João Gabriel. Marido que ao lado da esposa Izabela constroem uma linda história de vida. Aliás, todo mundo lá na casa é bastante apaixonado pelo Athletico Paranaense. Um clube que também faz parte da história de vida do jogador de 29 anos de idade, quase sete deles dedicados ao Rubro-Negro.

Uma história que começou em janeiro de 2015. E que deve completar 300 jogos de união neste sábado (9), quando o Furacão recebe o Bahia no Estádio Joaquim Américo. A partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, começa às 19h. E vai contar com o retorno do torcedor à arena athleticana.


Nikão, em um dos primeiros jogos dele com a camisa athleticana, em 2015
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (22-03-2015)

“Se tivesse que escolher apenas uma palavra para descrever o que o Athletico representa pra mim, ela é ‘gratidão’”, destaca Nikão. “Gratidão por tudo que o clube fez por mim, pelo carinho do torcedor em todos esses anos. O Athletico é um clube que me acolheu e me ajudou, que me deu a possibilidade de hoje ter uma família”, valoriza o meia-atacante.

Os anos tornaram Nikão um dos grandes ídolos da história do clube. São cinco títulos com a camisa rubro-negra. Quarenta e seis gols. Mais 40 assistências. Quase 150 vitórias. Atuações em alto nível, que seguem colaborando para que o Furacão continue perseguindo ainda mais conquistas.


Nikão no jogo 299 dele com a camisa do Athletico Paranaense
Foto: José Tramontin/athletico.com.br (06-10-2021)

Trocamos uma ideia com o meia-atacante sobre esta marca alcançada pelo clube e à expectativa quanto ao retorno do torcedor ao Estádio Joaquim Américo. 

O vídeo COMPLETO, de mais de 10 minutos, está disponível no Furacão Live. CLIQUE AQUI E VEJA AGORA! 

1. Como você se sente com a possibilidade de completar 300 jogos pelo Athletico Paranaense justamente em uma partida que vai marcar a volta do torcedor ao estádio?
Nikão: O Athletico é um clube que ficará eternamente gravado no meu coração, na minha memória. Sou muito feliz e honrado por estar aqui. Sou grato por tudo que vivi aqui e conquistar uma marca como essa, que poucos atletas puderam alcançar. E isso é motivo de muita alegria para mim. E fico ainda mais feliz que essa marca seja alcançada neste retorno do nosso torcedor ao estádio, uma notícia que deixou todos do elenco bastante felizes. Acho que eu não poderia escolher uma situação melhor para isso acontecer.


Nikão comemora um dos 46 gols dele pelo Furacão em sete temporadas
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

2. Você sempre é elogiado pela sua regularidade. É difícil haver uma partida em que o Nikão vai mal em campo. Por que você acha que isso acontece? O que o jogador de futebol precisa fazer hoje em dia para atuar com regularidade em alto nível assim como você?
Nikão: É algo que tenho sempre comigo. Ainda que tenhamos um calendário muito longo, é fundamental um jogador de alto nível buscar ter uma regularidade, ainda mais quando você joga em um clube grande como o Athletico Paranaense.

Para ser um jogador de futebol, você tem que abdicar de muitas coisas. Você precisa renunciar a muitas coisas. O seu filho faz aniversário e você está concentrado ou viajando com o time. No dia do aniversário da sua esposa, você está em campo trabalhando. Mas esta é a profissão o que escolhi para mim. É um dom com o qual Deus me agraciou. Então faço isso com muito amor, com muito carinho. E faço isso por um clube que me dá todas as condições de trabalho para que eu possa ter um alto rendimento.


O meia-atacante athleticano em mais uma jornada com o Rubro-Negro: ser jogador é um dom divino
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (26-09-2021)

3. Existe um ou mais jogos que você considera que são inesquecíveis pra você levando-se em conta a sua satisfação pessoal quanto ao seu desempenho em campo? Por quê?
Nikão: Falar de um desempenho individual é muito complicado pra mim. Sempre procuro olhar pelo coletivo, pela nossa equipe como um todo. Mas respondendo à sua pergunta, um jogo no qual acho que pude ter uma grande atuação individualmente, e o que eu pudesse escolher para colocar neste destaque, seria esse segundo jogo da semifinal da Sul-Americana de 2021, em que vencemos o Peñarol por 2 a 0 [Nikão fez um gol e foi autor de uma assistência. Também foi escolhido pela CONMEBOL como o destaque da partida].

4. Falando agora na presença do torcedor nesses 299 jogos que fez pelo clube até aqui. Você conseguiria destacar três jogos inesquecíveis na Arena, em que o torcedor athleticano foi fundamental para a vitória ou a classificação do time?
Nikão: A final da Sul-Americana de 2018 foi um deles, sem dúvida. O outro foi contra o Grêmio, pela Copa do Brasil de 2019. Além desses dois, o jogo contra o Boca Juniors pela Libertadores de 2019. Esses jogos mostram muito o que representa a força do torcedor athleticano para nós, atletas que estamos em campo. Exemplificam a essência e a força do torcedor athleticano. Um torcedor que sempre apoia, que nunca desiste. Que sabe que as coisas nunca vêm se o time não tiver esforço e dedicação em campo.

Os jogos escolhidos por Nikão:
12-12-2018: Athlético Paranaense 1×1 Júnior Barranquila [Pênaltis: 4×3]
Final da CONMEBOL Sul-Americana de 2018

04-09-2019: Athletico Paranaense 2×0 Grêmio [Pênaltis: 5×4]
Semifinal da Copa do Brasil de 2019

02-04-2019: Athletico Paranaense 3×0 Boca Juniors
Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores de 2019


Athletico Paranaense 3×0 Boca Juniors: um dos jogos eleitos por Nikão como um dos que o torcedor mais influenciou no triunfo da equipe
Foto: Miguel Locatelli/athletico.com.br (02-04-2019)

5. Você passa a ser um dos poucos jogadores a superar a marca de 300 jogos pelo Athletico Paranaense. Fale um pouco dessa marca e do seu sentimento em vestir a camisa do clube.
Nikão: É uma marca muito importante para mim. Fazer 300 jogos em um clube é algo que poucos atletas conseguem. Aliás, nunca antes imaginei que pudesse ficar tanto tempo em um mesmo clube. Já vou completar sete anos aqui. Para um jogador da minha posição de meia-atacante, não é algo muito comum. Mas sou muito grato a Deus por cada momento que vivi e sigo vivendo aqui no Athletico Paranaense. É um clube que me acolheu e me ajudou, que me deu a possibilidade de hoje ter uma família.

Se tivesse que escolher apenas uma palavra para descrever o que o Athletico representa pra mim, ela é ‘gratidão’. Só tenho a agradecer por todos esses momentos vividos aqui. Agradecer pelo apoio dos torcedores e de todos que sempre estiveram à minha volta sempre fizeram por mim e que ainda continuam fazendo.


Nikão comemora com Terans um dos gols da temporada 2021: gratidão ao Athletico Paranaense
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (30-09-2021)

Comentários