Time

Persistência foi o segredo do primeiro gol na Copinha, algo que Renan Viana entende bem

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Araras (SP) – O primeiro gol marcado pelo Athletico na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022 foi fruto de muita persistência. A expectativa pela bola na rede durou um jogo inteiro e mais 80 minutos da segunda partida, diante do Velo Clube (SP). 

Renan Viana, o autor do gol, tem apenas 18 anos e vê algumas semelhanças da sua vida com o contexto do gol marcado. A trajetória do jovem atacante rubro-negro também é fruto de muito esforço e persistência, assim como o gol que garantiu a primeira vitória do time no torneio.

Natural de Nova Granada, Interior de São Paulo, Renan conta que passou por momentos complicados antes de chegar ao Furacão. Após uma série de lesões, o futebol não era tão interessante quanto o videogame.

“Comecei a jogar o tempo todo. Trocava a noite pelo dia, jogava muitos campeonatos com meus amigos”, lembra. “Eu tinha vontade de voltar a jogar futebol, mas eu vinha de muitas lesões, e isso me desanimava. Eu brincava um pouco em casa, mas não era a mesma coisa. Quando eu cheguei no Athletico, percebi que eu tinha que mudar a chave”, completa.

O sonho de ser jogador começou muito cedo, com os primeiros passos ainda dentro de casa. “Em casa, eu sempre ficava chutando bola, quebrava as coisas, minha mãe ficava louca com isso. Meu irmão não levava muito jeito, mas eu colocava ele no gol e ficava chutando”, conta.

Com 10 anos, Renan começou a jogar futsal no time da cidade. Depois de algum tempo, ele foi para o campo, onde começou a se destacar nos campeonatos regionais.

“Em 2018, eu joguei o Paulista Sub-15 pelo Novorizontino, quando o Flamengo me chamou. Eu fui, mas lá não tive um ano bom. Tive muitas lesões, fiz apenas sete jogos em uma temporada, e aquilo me desanimou muito, pensei em largar o futebol”, afirma. “Agora, já me curei e estou bem até hoje”, completa, com um sorriso no rosto de quem pode voltar a fazer o que mais gosta.

No Furacão, Renan retomou o sonho de se tornar jogador de futebol profissional. Já tem 29 partidas como titular e 23 gols. O último gol, o primeiro da equipe rubro-negra na Copinha 2022, vai ficar marcado na memória do jovem atacante.

“Esse é um momento inesquecível pra mim. É a minha primeira Copa São Paulo e ainda fiz o primeiro gol da equipe na competição. Vai ficar marcado pra sempre”, comemora.

O sonho de Renan continua e o do Rubro-Negro na Copinha também. Neste domingo (9), o Athletico enfrentará o União São João, às 13h15, em busca da classificação para o mata-mata. “Depois da primeira vitória, tudo vai começar a se encaixar”, confia Renan.

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários