Time

Quem vence a Copa do Mundo? Perguntamos aos brasileiros e aos estrangeiros do nosso elenco

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Chegou. A Copa do Mundo FIFA 2022 começa neste domingo (20), no Qatar. No duelo de abertura, a seleção local recebe o Equador a partir das 13h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor.

O Equador é a primeira seleção sul-americana a atuar no torneio. A Argentina enfrenta a Arábia Saudita às 7h (horário de Brasília) da manhã de terça-feira (22). O Uruguai pega a Coreia do Sul às 10h (horário de Brasília) da manhã de quinta-feira (24).

É também na quinta-feira (24) que o Brasil estreia no Mundial. Às 16h (horário de Brasília), o time canarinho inicia a busca pelo hexacampeonato diante da Sérvia, no Estádio Nacional, em Lusail.

E você, está confiante em mais um título do Brasil? Acredita que, depois de quatro mundiais, o troféu volta a ficar com alguma equipe aqui do continente sul-americano?

Perguntamos aos brasileiros e aos estrangeiros do elenco athleticano quanto à expectativa deles para o Mundial. E o pessoal está confiante no desempenho dos conterrâneos.

EQUADOR | Bryan García 

“Acredito que sim, que as seleções aqui do continente têm condições de trazer o título novamente para a América do Sul”, analisa o volante Bryan García. “Sobre o Equador, acredito que está em um grupo muito difícil. Mas tem uma equipe forte, com vários jogadores que estão de destacando no futebol estrangeiro. É uma seleção que acredito que vai chegar longe ainda”, opina o athleticano.

“Todo o nosso país está apoiando a nossa seleção”, continua Bryan, que é natural de Río Verde, no norte do Equador. “Também estarei na torcida, porque tenho amigos que estão servindo a seleção lá e, principalmente, porque sou equatoriano e sempre vou apoiar a minha seleção”, completa.


Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Quarto colocado nas eliminatórias sul-americanas, o Equador está no Grupo A da Copa do Mundo FIFA 2022. Vai disputar com Qatar (20/11, às 13h), Holanda (25/11, às 13h) e Senegal (29/11, às 12h) uma das duas vagas às oitavas de final. Os horários são de Brasília.

Esta é a quarta participação do Equador em Copas do Mundo. A seleção tricolor busca o primeiro título. O melhor desempenho foi em 2006, quando foi eliminada nas oitavas de final e terminou em 12º lugar.


Foto: José Tramontin/athletico.com.br

ARGENTINA | Tomás Cuello 

O atacante Tomás Cuello vê a sempre forte Argentina como uma das favoritas a ficar com o título da Copa do Mundo de 2022. Algo que, se acontecer, vai encerrar um jejum de 36 anos para os nossos vizinhos.

Com 18 participações em Mundiais, a Argentina conquistou dois títulos – 1978 e 1986. Desde então, chegou perto de levantar a taça em duas oportunidades, quando terminou com o vice-campeonato em 1990 e em 2014.

A Argentina chega à Copa do Qatar após terminar as Eliminatórias Sul-Americanas na vice-liderança, atrás do Brasil. Argentinos e brasileiros foram os únicos a terminarem invictos as eliminatórias do nosso continente para o Mundial.


Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

“O povo argentino acredito que tem uma paixão diferente de todos os demais com relação à sua seleção”, comenta Tomás Cuello, argentino natural de San Miguel de Tucumán, no noroeste do país.

“Vamos ver o que acontece. A Copa do Mundo é algo diferente de todas as outras competições. E sempre tem jogos legais de se ver”, comenta o atacante athleticano. “Argentina, Brasil e Uruguai têm jogadores incríveis. Possuem bons projetos de trabalho. Essas três seleções vão se destacar e dar o que falar nesta Copa o Mundo”, projeta.

A Argentina está no Grupo C da Copa do Mundo FIFA 2022. Enfrenta a Arábia Saudita (22/11, às 7h), o México (26/11, às 16h) e a Polônia (30/11, às 16h) por uma das duas vagas às oitavas de final. Os horários são de Brasília.


Foto: José Tramontin/athletico.com.br

URUGUAI | Agustín Canobbio e David Terans 

Das seleções que já conquistaram o torneio, o Uruguai é a que há mais tempo está na fila. Os uruguaios venceram em casa, em 1930. Depois levantaram a taça no Brasil, em 1950. E desde então, já são 72 anos até esta que será a 14ª participação do país em um Mundial.

Os atacantes Agustín Canobbio e David Terans são os uruguaios do elenco do Athletico Paranaense. Ambos nasceram em Montevidéu, capital nacional. Canobbio inclusive foi convocado pelo técnico do Uruguai, Diego Alonso.

“Acho que as seleções aqui da América do Sul chegam bastante fortes para este Mundial”, avalia Agustín Canobbio. “E vamos jogo a jogo. O Uruguai está em uma chave muito difícil. Mas temos um grupo de jogadores muito unido, que tem muita força e vontade de vencer. E vamos fazer de tudo possível para nos classificarmos e levarmos o nosso país o mais alto possível”, destaca.


Foto: José Tramontin/athletico.com.br

“Vou torcer muito para que o Mundial volte a ser conquistado por uma seleção aqui da América do Sul”, afirma David Terans. “Brasil, Argentina e Uruguai chegam muito fortes para a competição. Aproveito para parabenizar o Agustín [Canobbio], que vai estar com a nossa seleção no Qatar. O povo uruguaio é um povo apaixonado por futebol. E eu também estarei aqui acompanhando e apoiando muito o Uruguai”, completa.

O Uruguai está no Grupo H da Copa do Mundo FIFA 2022. Vai duelar com Coreia do Sul (24/11, às 10h), Portugal (28/11, às 16h) e Gana (02/12, às 16h) por uma das duas vagas às oitavas de final. Os horários são de Brasília.

Detalhe importante. Deste grupo sai o adversário da Seleção Brasileira nas oitavas de final, caso o Brasil fique com uma das duas vagas do Grupo G.


Foto: José Tramontin/athletico.com.br

BRASIL | Pablo e Vitor Roque 

Agora, os brazucas. E para falar da expectativa quanto ao desempenho dos sul-americanos e da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2022, convidamos os atacantes Pablo e Vitor Roque.

Vitor Roque inclusive está defendendo o Brasil Sub-20 agora no fim do ano, em preparação para o Campeonato Sul-Americano de 2023. Veja mais aqui.

A Seleção Brasileira é a última a estrear na Copa do Mundo do Qatar. Atual líder do Ranking da FIFA, o time canarinho inclusive é apontado como um dos grandes favoritos para ficar com a taça. Classificou-se após liderar com tranquilidade as Eliminatórias Sul-Americanas.

Com 22 participações, o Brasil é o único selecionado nacional que esteve em todas as edições da Copas do Mundo. Venceu cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2022). Chegou à decisão em outras duas (1950 e 1998). Foi semifinalista em outras quatro oportunidades.

“Acredito que Brasil e Argentina são duas seleções que vão brigar pelo título”, avalia o atacante Pablo. “A Seleção Brasileira vem com um conjunto muito forte. Chega com um aspecto de vitória muito favorável. Estou torcendo demais. Que a nossa seleção possa trazer esse tão sonhado hexacampeonato”, afirma o atacante, natural de Cambé, aqui no Norte do Paraná.


Foto: José Tramontin/athletico.com.br

“As Eliminatórias puderam mostrar que as seleções daqui do nosso continente têm plenas condições de irem bem e chegar às fases finais da Copa do Mundo”, analisa Vitor Roque, que é natural de Timóteo, interior de Minas Gerais. “Espero que a Seleção Brasileira seja a melhor delas e conquiste o título. Eu mesmo não quero perder nenhum jogo da Seleção. Vou acompanhar todos. E se Deus quiser, que o Brasil possa ser campeão e possamos comemorar aqui mais esse título”, encerra.

O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo FIFA 2022. E para chegar às oitavas de final, vai precisar terminar em primeiro ou em segundo na chave. Enfrenta a Sérvia (24/11, às 16h), a Suíça (28/11, às 13h) e Camarões (02/12, às 16h). Os horários são de Brasília.


Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários