Time

Reinaldo conta como seu primeiro treinador fez aposta para que ele virasse jogador de futebol

Créditos: Bruno Baggio/athletico.com.br

Nas ruas de Siderópolis, cidade vizinha a Criciúma, em Santa Catarina, o atacante Reinaldo, acompanhado do irmão e de primos, deu os primeiros passos e se apaixonou pelo futebol. Das ruas, migrou junto a um primo para a escolinha do professor Chiquinho, grande personagem em sua trajetória no esporte.

O garoto sempre jogou na escolinha de futebol do Chiquinho. De lá, foi para o Criciúma e, então, chegou ao Furacão. Mas no meio dessa jornada, seu primeiro professor teve papel fundamental para que Reinaldo pudesse ingressar na equipe catarinense.

O ponto chave na carreira do garoto foi uma atitude um tanto quanto ousada do já falecido Chiquinho. Em 2012, ele organizou um amistoso contra uma equipe Sub-12 do Criciúma, que se interessou por um jogador em específico.

“Nossa escolinha fez um amistoso contra o Criciúma. O treinador gostou de mim e do meu primo, mas no momento queria levar apenas meu primo, que era mais velho. Eu tinha 11 anos e não tinha a categoria Sub-11 no Criciúma”, contou Reinaldo. 

Mas o professor Chiquinho sabia da qualidade de Reinaldo. Afinal, eram anos trabalhando juntos. Foi então que ele tomou uma decisão que mudou a vida do garoto.

“O Chiquinho disse que só liberaria meu primo se eu fosse junto”, revelou. “Eu entrei no Criciúma e passei a jogar com os atletas mais velhos, da categoria Sub-12 e 13”, completou.

E Chiquinho sabia o que estava fazendo. Reinaldo se destacou pelo Criciúma, chegou aos profissionais e até a Seleção Sub-18. O primo não conseguiu se firmar futebol de campo e migrou para o futsal.

“Se não fosse pelo meu treinador, eu não seria jogador de futebol. Não teria entrado no Criciúma”, afirmou Reinaldo, com grande gratidão a Chiquinho.

E a história trouxe Reinaldo até o Furacão. Campeão do Estadual do ano passado, com a equipe de Aspirantes, ele ainda chegou a fazer 14 jogos pela equipe principal, entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e CONMEBOL Libertadores.

Hoje, faz parte novamente da equipe de Aspirantes, que se prepara para a disputa do Campeonato Paranaense 2021.

Ficha técnica: Reinaldo
Nome: Reinaldo Nascimento Satorno
Data de nascimento: 06/06/2001 [19 anos]
Pelo Furacão: 21 jogos [11 vitórias, 3 empates e 7 derrotas]
Títulos: Campeonato Paranaense 2020

Fotos: Bruno Baggio/athletico.com.br

Comentários