Time

Reta final de preparação para a semifinal do Paranaense

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

A equipe principal do Athletico Paranaense realizou na tarde desta segunda-feira (25), no CAT Caju, o penúltimo treino prático antes de enfrentar o Operário. É a reta final de preparação do Rubro-Negro para o desafio, que vale vaga na decisão do Campeonato Estadual.

Athletico Paranaense x Operário começa às 20h00 desta quarta-feira (27) na Ligga Arena. Veja aqui como estar ao lado do nosso time no estádio! Você também pode acompanhar o jogo ao vivo aqui pela Rede Furacão, que mostra a partida para todo o Brasil!

Depois da vitória por 2 a 1 no jogo de ida na casa do adversário, o CAP precisa agora de, pelo menos, um empate para ser finalista. E enfrentar o Maringá FC, que na noite de domingo (24) eliminou o Coritiba da competição.

Como foi a atividade desta segunda-feira
Trabalhos no período da tarde, com a apresentação do grupo principal às 14h30 no CAT Caju. Com as atividades da semana passada, esta foi a sexta movimentação dedicada ao jogo contra o Operário.

Foco total no jogo. Com atividades técnicas e táticas, já realizadas com referência ao estilo de jogo do adversário e com simulações das mais variadas situações que o time deve encontrar na partida.

A movimentação com bola, que começou às 15h30 no campo, terminou por volta das 17h00. Pouco depois, os atletas jantaram no CAT Caju e foram liberados.

Treino apronto
O treino apronto para a partida contra o Operário é na tarde desta terça-feira (26), novamente no CAT Caju. No mesmo dia, serão definidos os atletas relacionados para o duelo.

Bento e Canobbio com as seleções 
O goleiro Bento e o atacante Agustín Canobbio seguem com as respectivas seleções nacionais neste período de dada FIFA, que começou em 18 de março e vai até esta terça-feira, 26 de março.

Bento está com a Seleção Brasileira. No sábado (23), ele foi titular do Brasil na vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra em amistoso no Estádio Wembley, em em Londres (Inglaterra). Nesta terça-feira (26), às 17h30 (no horário de Brasília), a Canarinho encara a Espanha no Estádio Santiago Bernabeu, em Madri, capital espanhola.

Canobbio foi titular da Seleção Uruguaia no empate em 1 a 1, também no sábado (23), com uma seleção formada por atletas do País Basco, comunidade autônoma espanhola. O duelo foi realizado no Estádio San Mamés, em Bilbau, no Norte da Espanha. Na terça-feira (26), às 16h30 (no horário de Brasília), a Celeste enfrenta a Costa do Marfim no Estádio Félix Bollaert-Delélis, em Lens, na França.

Campeonato Paranaense de 2024
Athletico Paranaense x Operário é o último jogo da semifinal do Campeonato Estadual. Depois de vencer o Coritiba por 2 a 0 em Maringá no domingo (17) e empatar sem gols neste domingo (24), no Couto Pereira, o Maringá FC ficou com a primeira vaga na decisão do título estadual.

Das três equipes que ainda estão na disputa pelo título, o Rubro-Negro é quem tem melhor campanha até agora: 31 pontos conquistados, com nove vitórias e quatro empates. Maringá FC (27 pontos) e Operário (22) vêm em seguida.

Isso significa que, caso o Athletico confirme a classificação à decisão, vai fazer o segundo jogo da Final em casa. Caso o Operário se classifique, o time de Ponta Grossa necessariamente vai jogar fora de casa o segundo jogo da Final.

Mas é só isso. Os dois times finalistas não terão vantagem de empate, nem gol qualificado. Também não tem prorrogação. Em caso de igualdade após as duas partidas da Final do Paranaense 2024, o desempate ocorre nas cobranças de pênaltis.

As partidas da semifinal do Paranaense
Jogos de ida
Sábado, 16 de março
Operário 1×2 Athletico Paranaense
Domingo, 17 de março
Maringá FC 2×0 Coritiba

Jogos de volta
Domingo, 24 de março
Coritiba 0x0 Maringá FC | Maringá FC classificado
Quarta-feira, 27 de março
20h00: Athletico Paranaense x Operário

Datas previstas para as finais do Estadual
Jogo de ida: sábado, 30 de março
Jogo de volta: sábado, 6 de abril

O que vale o Paranaense 2024?
Athletico Paranaense, Coritiba, Maringá FC e Operário já garantiram a classificação para a Copa do Brasil de 2025, independentemente do resultado de outras competições. Isso graças ao desempenho que tiveram no Paranaense 2024.

O Rubro-Negro também pode se classificar à Copa do Brasil 2025 se vencer a Copa do Brasil 2024, se vencer a CONMEBOL Sudamericana 2024 ou se terminar entre os primeiros colocados do Brasileirão 2024. Neste caso, abriria vaga para outro time aqui do PR participar.

Azuriz FC, FC Cascavel e Maringá FC são as equipes que, por meio do Paranaense 2024, conseguiram a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.

FC Cascavel e Maringá FC disputam a Série D nacional ainda este ano. E se já garantirem o acesso para a Série C, abrem vaga para outros dois clubes aqui do PR atuarem na Série D de 2025.

CONMEBOL Sudamericana e Brasileirão
Daqui pouco mais de uma semana, o Athletico Paranaense tem pela frente a CONMEBOL Sudamericana.

O primeiro desafio é contra o Sportivo Ameliano, no Paraguai. Partida que começa às 21h30 (horário de Brasília) do dia 2 de abril (terça-feira). O palco é o Estádio Ueno Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.

Ainda em abril, o CAP encara o Rayo Zuliano (9 de abril, às 21h30, na Ligga Arena) e o Danubio (24 de abril, às 19h00, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai). Veja aqui a tabela com todos os jogos do Furacão na competição.

O Campeonato Brasileiro começa na segunda semana de abril. A estreia athleticana é em casa, contra o Cuiabá. A data do jogo ainda será definida pela CBF. Deve ocorrer no fim de semana (13 ou 14 de abril) ou na segunda-feira (15).

No meio de semana seguinte, o Rubro-Negro visita o Grêmio (17 ou 18 de abril). Ainda em abril, recebe o Internacional (dia 20, 21 ou 22) e visita o Juventude (dia 27, 28 ou 29). Veja aqui a agenda com todos os jogos do BR 2024.

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários