Time

Rubro-Negro entra na reta final de preparação para a estreia no Paranaense 2023

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

O Athletico Paranaense deu início aos trabalhos da última semana de preparação para a estreia nas competições oficiais da temporada. Nesta segunda-feira (9), foram duas sessões de atividades no CAT Caju.

No total, serão sete períodos de trabalhos esta semana até o duelo contra o Rio Branco, pela rodada de abertura do Campeonato Paranaense de 2023. O jogo começa às 16h de sábado (14), no Estádio da Estradinha, em Paranaguá – no litoral do estado, a 91km de Curitiba.

Jogo que o Athletico Paranaense transmite ao vivo para os assinantes do Furacão Live!

A segunda-feira de treinos 

Depois do jogo-treino com o Joinville no sábado (7), o time athleticano se reapresentou pela manhã no CAT Caju para as atividades do dia.

Pela manhã, os atletas foram submetidos a exercícios de manutenção de força na academia. Já à tarde, o grupo realizou treino tático no campo.

O elenco se reapresenta na manhã desta terça-feira (10), novamente para dois períodos de treinos no CAT Caju.

Última semana da pré-temporada 

Além dos dois períodos de treinos da terça-feira (10), a última semana da pré-temporada do Athletico Paranaense conta ainda com mais uma sessão de atividades na quarta (11) e outra na quinta (12), ambas pela manhã.

O treino apronto está previsto para a manhã de sexta-feira (13). E assim como as movimentações anteriores, também ocorre no CAT Caju. Depois do almoço de sexta-feira (13), a delegação viaja a Paranaguá, onde fica concentrada para a partida.

O Paranaense de 2023 

Além do Furacão, outras 11 equipes participam do Campeonato Paranaense de 2023 – Aruko, Azuriz FC, Cianorte FC, Coritiba, FC Cascavel, Foz do Iguaçu FC, Londrina, Maringá FC, Operário, Rio Branco e São Joseense.

O primeiro jogo do campeonato é justamente o do Rubro-Negro contra o Rio Branco. A fase de classificação termina em 26 de fevereiro. Turno único. Todos contra todos. E após as 11 rodadas, os oito times mais bem colocados se classificam para as quartas de final. 

Nas quartas de final, os jogos são em ida e volta. O time de melhor campanha na primeira fase enfrenta aquele que terminou em oitavo. O segundo colocado da primeira fase enfrenta o sétimo. O terceiro enfrenta o sexto. E o quarto colocado vai duelar com o quinto colocado.

O time de melhor campanha faz a segunda partida em casa. Mas nada de jogar por dois resultados iguais. Em caso de empate, é declarado vencedor aquele que for melhor nas cobranças de pênaltis logo após o tempo normal do jogo de volta.

Esse mesmo modelo de disputa eliminatória segue na semifinal e na decisão do Campeonato, que está prevista para os dias 2 e 9 de abril. 

Calendário 2023 

O calendário de competições do Athletico Paranaense para a temporada conta ainda com a CONMEBOL Libertadores. O Rubro-Negro entra direto na fase de grupos, que está prevista para começar em 5 de abril.

Outra competição do calendário athleticano para 2023 é o Campeonato Brasileiro. Com 38 rodadas, está previsto para começar 16 de abril e terminar em 3 de dezembro.

Tem também a Copa do Brasil, que deve começar por volta de 12 de abril para o Furacão. Pelo quinto ano consecutivo, o Athletico vai entrar direto na terceira fase. E caso chegue à decisão, vai fazer o jogo final em 23 de setembro.

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários