Time

Calma, que tem muito mais Renato Kayzer em 2022!

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (26-09-2021)

Calma, que o papai está aqui. E não duvide que ele vai continuar muito inspirado e destemido em 2022. É o que constatamos da nossa última conversa do ano com o atacante Renato Kayzer, um dos símbolos da luta e da incondicional entrega do Athletico Paranaense nas conquistas do time durante a temporada de 2021.

Conversa que vamos contar pra você a partir de agora aqui no athletico.com.br e também no vídeo abaixo: 

Aos 25 anos de idade, Renato Kayzer viveu em 2021 no Rubro-Negro um dos melhores momentos da carreira como atleta profissional. Trajetória que começou em 2015 no Vasco da Gama e que desde 2020 passou a ser escrita aqui no Furacão, clube que agora é o que ele mais defendeu em toda a vida. De 2020 para cá, já são 82 jogos com a camisa athleticana. Em toda a carreira como profissional, Renato tem 206 jogos.


A conquista da CONMEBOL Sul-Americana, um dos símbolos do ano vitorioso do Rubro-Negro
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (20-11-2021)

“Quando vim para vestir essa camisa, sabia que seria um desafio imenso para a mim”, afirma Renato Kayzer. “Vivo o Athletico Paranaense 24 por dia da minha vida. Procuro me entregar ao Athletico Paranaense de corpo e alma. Sou muito feliz aqui e agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de vestir essa camisa e poder representá-la da melhor maneira possível”, declara.

Após as competições da temporada, Renato Kayzer está em período de férias, assim como todo o elenco principal athleticano. A reapresentação ocorre em 15 de janeiro. Para o Furacão, o calendário de 2022 tem pela frente o Campeonato Paranaense, a CONMEBOL Recopa, a CONMEBOL Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.


Jogo de Renato Kayzer contra o Atlético Mineiro foi o 82º dele pelo Furacão. É o clube que mais defendeu na carreira
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (15-12-2021)

Renato Kayzer é chato?

Bem, aí depende de quem você é. Depende de onde você está e depende ainda em que hora você está. Calma aí, que vamos explicar.

Sem dúvidas, Renato Kayzer foi uma das principais figuras do Athletico Paranaense na temporada. Gentil, extremamente ponderado e atencioso fora de campo. Absolutamente inquieto e competitivo dentro dele. Em 2021, tornou-se ainda uma verdadeira dor de cabeça aos adversários. E às torcidas adversárias também.

Uma delas, a torcida do Flamengo. O time do Rio de Janeiro foi eliminado pelo Furacão na Copa do Brasil. Renato Kayzer deu uma assistência e anotou um dos cinco gols athleticanos da semifinal. Na comemoração do gol dele, fez um dos gestos que sempre dedica ao filho Enrico, de apenas cinco anos de idade. Só que teve muito carioca que achou que era uma provocação para o time do RJ.


Renato Kayzer e o filho Enrico após sessão de treino no Estádio Joaquim Américo 
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (02-09-2021)

Mas o gesto “Calma, que o papai tá aqui” viralizou. E da maneira que tinha que ser. Caiu no gosto e passou a fazer a alegria do torcedor brasileiro, das mais variadas regiões do país. Renato conta inclusive que as notificações nas redes sociais dele não pararam desde então. Em cada canto, quem fazia um gol num campinho de pelada já imitava a comemoração do athleticano. E logo postava nas redes, marcando o jogador.

“Muita gente me fala que tenho um pouco do espírito antigo, um espírito ‘argentino’ até por incomodar o time adversário. Mas isso é no momento do jogo”, esclarece Renato Kayzer. “Depois, até procuro o pessoal do time adversário para conversar e deixar claro que é meu jeito dentro de campo. É que não gosto de perder. E quando visto a camisa do Athletico Paranaense e entro em campo, consigo apenas pensar no campo e no gol”, explica.


Esse é o espírito. Renato Kayzer comemora um dos gols da temporada com o Furacão
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br 02-11-2021

Ele tem repertório

Espírito aguerrido. Comportamento e postura vencedora em campo. Isso ajuda bastante. Mas não é suficiente para vencer. É preciso também repertório e qualidade. E Renato Kayzer teve. Jogou muita bola em 2021. Colaborou bastante para que o Rubro-Negro alcançasse duas finais de campeonato na temporada. Uma delas, que terminou com o título da CONMEBOL Sul-Americana.

Das 76 partidas do Athletico Paranaense nas competições da temporada de 2021, Renato Kayzer participou de 53. Somando inclusive os acréscimos de cada um desses duelos, foram mais de 3.000 minutos de bola em jogo com ele lá no gramado. Não foi pouco. E poderia até ter sido mais, caso não sofresse com a violência dos adversários – às vezes até com a conivência da arbitragem.


Renato Kayzer chora no banco de reservas, lesionado após falta dura sofrida em SP
Foto: José Tramontin/athletico.com.br (24-11-2021)

Ainda assim, Kayzer foi o artilheiro do Furacão na temporada. Anotou 12 gols. Esteve ainda entre os líderes de assistências do time rubro-negro, com três passes para gol. Teve participação direta na construção da jogada de outro. Quando o atacante esteve em campo, o Rubro-Negro anotou pelo menos um gol em quase 74% dos jogos.

Desempenho que ele comemora, mas que faz questão de compartilhar com o restante dos companheiros de equipe. Gente que trabalhou praticamente sem dia de descanso desde o mês de abril, em quatro competições simultâneas.

“Esse grupo de jogadores é um grupo especial. Um grupo de guerreiros, que passou por várias dificuldades e provações. Um grupo que sabe o que quer”, enaltece Renato. “Um grupo que a comissão técnica sabe que pode contar. Mostramos isso na Copa Sul-Americana. Mostramos isso na Copa do Brasil. É um elenco muito forte. Por isso, acho que valeu a entrega de todos”, destaca.


Kayzer e Pedro Rocha comemoram no Maracanã após Furacão eliminar o Flamengo na Copa do Brasil
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (27-10-2021)

Tem mais Renato em Kayzer em 2022?

Tem. E se depender do discurso do atacante, o auge da carreira ainda está por vir. Aliás, para Renato Kayzer a pré-temporada de 2022 até já começou.

“Quero desejar um feliz natal e um feliz ano novo a toda torcida athleticana. A cada dia me sinto mais motivado a entrar em campo com essa camisa”, afirma Renato Kayzer. “E em 2022, quero mais. Quero mais e vou me doar mais ainda. Nesse período de férias mesmo, vou analisar os vídeos de cada um dos meus jogos. Ver o que posso melhorar nas movimentações em campo, nas finalizações a gol. E se Deus quiser, vamos conquistar mais títulos ano que vem”, projeta.


Até 2022! Renato Kayzer cumprimenta a torcida rubro-negra após a final da Copa do Brasil
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (15-12-2021)

Comentários