Time

Relembre 5 vezes em que a Formação rubro-negra encantou o Brasil e o mundo

Créditos: Mauricio Mano/athletico.com.br

O Athletico Paranaense sempre foi conhecido por formar grandes atletas. Jogadores que iniciaram a carreira vestindo vermelho e preto e brilharam nos mais sagrados palcos do futebol mundo à fora.

De Manchester a Barcelona, de Madrid a Leverkusen, não são poucas as equipes que têm ou já tiveram o prazer de ver um Piá do Caju defendendo seus brasões.

E dentro de todo esse processo de formação, muitas vezes não foi apenas uma figura ou outra que despontou, mas sim o conjunto, fazendo com que equipes de formação do Rubro-Negro alcançassem o topo de importantes competições em solo nacional e internacional.

Neste ano, além de ter disputado a final do Campeonato Brasileiro Sub-17, o Furacão disputa também o título do Brasileirão Sub-20. A grande final será neste domingo (24), às 20h, diante do Atlético Mineiro.

Relembre, abaixo, 5 vezes em que a Formação rubro-negra encantou o Brasil e o mundo:

Taça BH de 1996 (Sub-20)

Em 1996, o Athletico Paranaense fez uma ótima campanha e alcançou, na época, sua segunda final na Taça BH. E o primeiro título veio com uma vitória em cima do Cruzeiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

Dallas Cup 2004 e 2005 (Sub-19)

Foram dois anos seguidos disputando a Dallas Cup, no Texas (EUA), e dois títulos conquistados. Na primeira edição, o Furacão bateu o Argentinos Juniors na final. No ano seguinte, o derrotado foi o Santos Laguna, do México. Dois títulos nas duas primeiras competições de base disputadas pelos garotos do Caju fora do Brasil.

Taça BH de 2006 (Sub-20)

Dez anos depois do primeiro título, o Furacão voltou a erguer a taça de uma das principais competições do país. Em 2006, no Mineirão, o Athletico enfrentou o xará mineiro na decisão e venceu por 1 a 0, se tornando bicampeão do torneio.

Copa São Paulo 2009 (Sub-20)

Embora não tenha conquistado o título da competição, o Athletico fez uma ótima campanha e chegou pela primeira vez na final da “Copinha”. Na decisão, no Pacaembu, o Furacão perdeu um jogador logo no início da segunda etapa e foi derrotado por 2 a 1. O título não veio, mas essa edição da Copinha revelou nomes como Marcelo Cirino e Santos, que conquistariam a CONMEBOL Sul-Americana e a Copa do Brasil pelo Clube, dez anos depois.

Blue Stars FIFA 2014 (Sub-19)

Em 2014, o Athletico partiu para o velho continente para a disputa de três competições com a equipe Sub-19. Voltou para casa com três títulos, sendo o Blue Stars FIFA o principal deles. Em Zurich, na Suíça, o Furacão venceu o Bayern de Munique na fase de grupos e se deparou com o Benfica na final. Com gol de Gustavo Marmentini, o time rubro-negro venceu e saiu com o título.

Comentários