Time

Thiago Heleno 200: Sete momentos inesquecíveis do General

Créditos: Miguel Locatelli/athletico.com.br

O jogo desta terça-feira (11), contra o Metropolitanos, poderá ser histórico para Thiago Heleno. No Athletico desde 2016, ele está prestes a completar 200 jogos com a camisa rubro-negra.

Uma trajetória cheia de títulos, gols e atuações memoráveis, que colocam o General como um dos maiores zagueiros da história do Furacão.

Até agora, foram 199 jogos, com 92 vitórias, 48 empates, 59 derrotas e 15 gols marcados. Entre tantos momentos inesquecíveis, selecionamos sete, que mostram porque Thiago Heleno se tornou um ídolo de todos os athleticanos.

7) Paredão na Argentina

Pela CONMEBOL Libertadores 2017, Lucho marcou para o Furacão logo no começo do jogo contra o San Lorenzo, em Buenos Aires. O time argentino partiu com tudo em busca do empate, pressionou até o fim, mas esbarrou nas defesas de Weverton e em uma atuação monstruosa de Thiago Heleno, que voltou para casa com o troféu de homem do jogo.

6) Promotor da “lei do ex”

O Palmeiras foi um dos times que Thiago Heleno defendeu antes de vir para o Furacão. E quando os dois clubes se enfrentaram no Palestra Itália, no Brasileiro de 2017, o General aproveitou a chance de deixar sua marca contra o antigo clube. Aos 17′ do primeiro tempo, aproveitou uma cobrança de escanteio para dar uma de suas famosas testadas rumo à rede. Depois, foi gigante na defesa para garantir a vitória por 1 a 0.

5) Manhã de artilheiro

No Brasileiro 2016, Athletico e Ponte Preta entraram no campo do Caldeirão às 11h da manhã. E diante de um grande público, Thiago Heleno foi o dono da festa. Abriu o placar no final do primeiro tempo, de pênalti. E aos 32′ do segundo, em um cruzamento da direita, decolou e tocou de cabeça com categoria, encobrindo o goleiro! Era o terceiro do Furacão na vitória por 3 a 0. Resultado importante na campanha que garantiu vaga na CONMEBOL Libertadores.

4) Quem manda nessa cidade sou eu

Athletico e Flamengo estavam no mesmo grupo na CONMEBOL Libertadores de 2017. E o Caldeirão sempre foi campo minado para o time carioca. Desta vez, coube a Thiago Heleno colocar o Furacão na frente. Em falta sofrida por José Ivaldo, Rossetto levantou na área e o General deu a cabeçada certeira! Estava aberto o caminho para a vitória por 2 a 1. Um placar que acabaria sendo decisivo para a classificação athleticana.

3) Legítimo campeão!

Mesmo glorioso para o Furacão, o ano de 2019 não foi nada fácil para Thiago Heleno. Devido a um caso de doping acidental, ele ficou fora dos jogos decisivos da CONMEBOL Libertadores e também da Copa do Brasil. Mas quando o Athletico conquistou o título nacional, o elenco foi unânime na hora de homenagear o zagueiro e reconhecer sua importância, mesmo nos bastidores. E quando o time chegou a Curitiba após a grande decisão em Porto Alegre, era o General quem carregava o troféu!

2) Abre alas da decisão

O primeiro gol do General com a camisa rubro-negra é inesquecível. Athletico e Coritiba faziam um jogo equilibrado no primeiro duelo pela decisão do Paranaense 2016. Até que, aos 8′ do segundo tempo, um cruzamento da direita encontrou a cabeça de Thiago Heleno na área. Uma testada fulminante para fazer o Caldeirão explodir! Era o primeiro da vitória por 5 a 0 no placar agregado da final, que deu ao Furacão o seu 23º título estadual.

1) A América ao seus pés 

Todo o continente parou para assistir àquela cobrança. Athletico Paranaense e Junior Barranquilla faziam um duelo estonteante. Após 210 minutos de bola rolando, era a hora do desfecho, nas cobranças de pênalti. Com a braçadeira de capitão no braço, o General ajeitou a bola com carinho, se afastou até a risca da meia-lua, partiu em velocidade e soltou a bomba indefensável! O Athletico era campeão sul-americano de 2018! 

Comentários