Time

Almanaque Nikão: Você já parou para pensar no que significam 300 jogos?

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Trezentos jogos pelo Athletico Paranaense. Poucos jogadores alcançaram esta marca com a camisa do Furacão. No milênio, foram apenas dois – o volante Alan Bahia [354 jogos] e o goleiro Weverton [318 jogos]. Só por isso, a marca que o meia-campo Nikão pode alcançar neste fim de semana já vale muita coisa.

O momento do jogo 300 de Nikão pode ser neste sábado (9), quando a equipe principal do Rubro-Negro enfrenta o Bahia pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida começa às 19h no Estádio Joaquim Américo, que estará aberto para receber o público – veja aqui as regras e orientações para como assistir ao jogo.

Legal. Mas agora queremos saber de você aí. Você já parou para pensar no significa atuar em 300 partidas de futebol profissional? Pois bem. Fomos atrás e detalhamos para um pouco da trajetória de Nikão conosco aqui no Furacão com base em algumas ferramentas disponíveis na internet – e com base nos cálculos matemáticos do nosso habilidoso estagiário, claro.

Se liga nas curiosidades!


Nikão pode completar 300 jogos pelo Athletico Paranaense neste sábado

Já pensou jogar futebol 15 dias seguidos sem parar?
Nos 299 jogos que fez até aqui pelo Athletico Paranaense, Nikão completou 22.264 minutos em campo com a camisa rubro-negra. Isso equivale a 15 dias e mais 11 horas de jogo.

Se você tentasse aí na sua casa fazer essa maratona, é como se você começasse a jogar bola às 19h deste sábado (9) e fosse parar apenas perto das 7h da manhã do dia 26 deste mês. Ah, e sem tempo para intervalo!

Tem que correr
E qual seria a distância percorrida por Nikão nesse tempo todo em campo pelo Athletico Paranaense? Bom, para deixar nossa série de curiosidades mais “científica”, vamos pegar um estudo recente da CIES Football Observatory, que apontou que os jogadores aqui nas competições no Brasil percorrem em média perto de 10 quilômetros por jogo.

Então, podemos presumir que Nikão já deve ter percorrido algo em torno de 2.470 quilômetros. Isso corresponde, por exemplo, à distância de Curitiba para Recife, capital de Pernambuco.

E aí, você já pensou em um dia fazer um trajeto desse a pé?


Ir a pé do Estádio Joaquim Américo até Recife. Já pensou?

Gols e assistências
Nesses 299 jogos pelo Athletico Paranaense, Nikão já deu 45 assistências. Somado aos 46 gols que já fez pelo clube desde que chegou em janeiro de 2015 até agora, ele participou diretamente na construção de 91 gols anotados pelo Rubro-Negro.

Em outras palavras, muito dificilmente Nikão fica três jogos sem estar envolvido em ao menos um gol do clube.

Drible
Os principais índices de análises técnicas e táticas da atualidade apontam que Nikão usa o recurso do drible em torno de cinco vezes a cada 90 minutos jogados com o Athletico Paranaense. Com essa estimativa, podemos então inferir que o camisa 11 já entortou os adversários quase umas 1.300 vezes de 2015 para cá. 

Duelos ofensivos ganhos
Você sabe. Nós sabemos: como é difícil roubar a bola quando ela está de posse do Nikão, não é mesmo? E certamente você já conhece bem a destreza do jogador ao proteger a bola da tentativa adversária de roubá-la.

Pois bem. Pelo desempenho médio apresentado pelo jogador com base nas partidas recentes dele com o clube, ele certamente já venceu cerca de 2.000 duelos ofensivos contra a zagueirada adversária.


Tomar a bola de Nikão, uma tarefa que não está entre as mais fáceis

Nikão solidário
Conversamos com Nikão – leia aqui, o papo está imperdível. E ele próprio admite que não é muito chegado a falar de aspectos individuais. Prefere valorizar aspectos coletivos do time.

Em campo, temos também um jogador solidário e dedicado ao time. Com base na média do que apresenta em campo, a estimativa é que já contabiliza mais de 9 mil passes certos para os companheiros. Também já deu em torno de 400 passes daqueles que deixam um companheiro de equipe em condições claras de finalizar a gol.

Falou em marcação? Sim, ele também está lá. São em torno de 700 interceptações de bola bem sucedidas neste período no clube e participação ativa em mais de 1.000 duelos defensivos.

Comentários