Time

Furacão constrói importante vantagem na semifinal da Copa do Brasil Sub-17

Foto: Igor Cysneiros/Sport

Foi só o jogo de ida. E claro que ainda tem muita disputa pela frente, no reencontro da semana que vem. Mas é verdade também que a equipe sub-17 do Athletico Paranaense conquistou uma importante vantagem nesta fase semifinal da Copa do Brasil Sub-17.

Otávio, Kauan Stabelini e Sorriso marcaram os gols da vitória athleticana na noite desta terça-feira (30), por 3 a 0, sobre o Sport. O duelo na Ilha do Retiro, em Recife (PE), foi o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil Sub-17.

E com o resultado, o time athleticano pode agora até perder por dois gols de diferença na partida de volta que, mesmo assim, fica com a vaga na decisão. O segundo jogo é no Estádio Joaquim Américo, às 21h da próxima quinta-feira (8).

Furacão letal
Primeiro tempo em que o Sport teve mais posse de bola, mas em que o jovem time athleticano foi simplesmente letal quando partiu com ela para o ataque.

Aos 17 minutos, bela troca de passes da piazada na Ilha do Retiro. E João Cruz deu uma grande assistência para Otávio, que tocou com muita categoria na saída do goleiro do time da casa para abrir o placar.

O goleiro athleticano Maksym fez uma defesa gigante ao pegar um chute cara a cara de Matheus Cowboy, que finalizou quase na pequena área. O time do Recife também acertou o travessão em uma outra tentativa do mesmo atacante.

Mas aí o Furacão Sub-17 voltou a atacar. Após cobrança de escanteio da esquerda, corte parcial da zaga do Sport. Esperto no rebote, Kauan Stabelini dominou na grande área, bateu firme e ampliou, aos 45 minutos.

Veio o segundo tempo. E a Piazada do Caju já começou logo acelerando o jogo, pressionando o adversário lá no campo de ataque. Não demorou para o terceiro gol surgir, aos 6 minutos. Dudu recebeu na grande área e tentou duas vezes. Uma o goleiro do Sport salvou. Na outra, foi o zagueiro que rebateu. E na terceira, foi Sorriso que dominou e finalizou forte para as redes.

Muito bem organizado. Consciente de que cada ação que exercia em campo. O jovem time paranaense controlou a partida. Evitou qualquer tentativa ofensiva do Sport. E quando o adversário se expunha muito, logo vinha uma jogada em velocidade do CAP para avisar o rival do perigo que isso significava.

O trilo final do árbitro veio quando o Sport tinha a bola. Mas naquele momento, as duas equipes em campo já estavam bem convictas de que o jogo de ida era mesmo de uma grande vitória do Furacão.

Como fica
Depois da partida desta terça-feira (30), a equipe sub-17 do Athletico Paranaense volta a enfrentar o Sport na próxima quinta-feira (8), às 21h, pela semifinal da Copa do Brasil Sub-17. A partida é no Estádio Joaquim Américo.

Para chegar à decisão, o CAP Sub-17 pode perder por até dois gols de diferença. Caso o Sport vença o Rubro-Negro por três gols de vantagem, a disputa vai para os pênaltis. A equipe pernambucana se classifica no tempo normal se vencer na Arena por quatro gols ou mais de diferença.

Antes de voltar a campo pela Copa do Brasil Sub-17, a Piazada do Caju recebe o Batel, de Guarapuava, pelo Campeonato Paranaense Sub-17. O jogo é nesta sexta-feira (2), às 15h, no Miniestádio do CAT Caju.

Será a sétima das oito rodadas da primeira fase do estadual. Já classificado à segunda fase, o CAP Sub-17 lidera o Grupo B com 14 pontos conquistados.

No outro lado da semifinal da Copa do Brasil
Na outra semifinal da Copa do Brasil Sub-17, Palmeiras e Vasco se enfrentam. O jogo de ida é também na noite desta terça-feira (30) no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). A volta será às 15h30 da próxima quarta-feira (7), na Arena Barueri, na Grande São Paulo (SP).

A decisão da Copa do Brasil Sub-17 de 2023
A final da Copa do Brasil Sub-17 de 2023 ocorre em jogo único, previsto para 18 de junho. O mandante será o time de melhor campanha até ali na competição.

Campanha do Athletico Paranaense
O Furacão chegou à semifinal da Copa do Brasil Sub-17 de 2023 após eliminar o Barra FC (SC) na primeira fase, passar pelo Gramadense (RS) nas oitavas de final e despachar o Atlético Mineiro nas quartas de final.

Histórico na competição
Está é a 11ª edição da Copa do Brasil Sub-17 organizada pela CBF. A primeira foi realizada em 2013. O Rubro-Negro não participou apenas em 2019. A campanha de 2023 já é a melhor do Furacão, que chegou pela primeira vez  à fase semifinal.

Competição destinada ao desenvolvimento e formação dos atletas, a Copa do Brasil Sub-17 de 2023 pode contar com jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro de 2006.

Ficha técnica:
Terça-feira, 30 de maio de 2023
Sport Recife 0x3 Athletico Paranaense
Copa do Brasil Sub-17 | Semifinal | Jogo de ida
Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Início: 19h00

Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior (PE)
Assistente 01: Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)
Assistente 02: Matheus Valentim da Silva (PE)
Quarto árbitro: Diego Fernando Silva de Lima (PE)
Analista de campo: Sebastião Rufino Ribeiro Filho (PE)

Sport
Erick Breno; Lima, Meykson, Samuel e José Vinicius (Dudu, aos 18min do 2ºT); Dedé ©, Adriel (Luizinho, aos 36min do 2ºT) e Fernandinho; Matheus Cowboy (Francisco Manuel, aos 9min do 2ºT), Micael e Rangel (Gabriel Obina, aos 36min do 2ºT).
Técnico: Luan Moreira
Cartões amarelos: Lima (43min 1ºT); Dedé (46min 2ºT).

Athletico Paranaense
Maksym; Guilherme Back (Gabriel Carioca, aos 43min do 2ºT), Dayvisson, Arthur Dias e João Vitor; Kauan Stabelini (Gabriel Correia, aos 32min do 2ºT), Lucas Marezi (Gabriel Feitosa, aos 32min do 2ºT) e Dudu; João Cruz, Otávio (Vitinho, aos 21min do 2ºT) e Sorriso © (Kauan Pierry, aos 43min do 2ºT).
Técnico: Rodrigo Bellão.
Cartões amarelos: Lucas Marezi (21min 1ºT); Sorriso (38min 1ºT)
Gols: Otávio, aos 17min do 1ºT (0x1); Kauan Stabelini, aos 45min do 1ºT (0x2); Sorriso, aos 6min do 2ºT (0x3).

Fotos: Igor Cysneiros/ Sport

Comentários