Time

#RetrospectivaFuracão: “Foi o melhor ano que tive na minha carreira”, avalia Hugo Moura

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

O seu 2022 foi bom? O do volante Hugo Moura foi. E ele mesmo faz questão de destacar isso após a primeira temporada vestindo a camisa do Athletico Paranaense. Clube que inclusive agora passa a ser o que o jogador mais vezes defendeu na ainda jovem carreira.

“Foi o melhor ano que tive na minha carreira”, afirma Hugo Moura. “Eu e minha família somos muito gratos ao Athletico Paranaense, por tudo que o clube tem feito na minha vida. Me adaptei bastante aqui. E quero ficar aqui durante muitos anos”, planeja o atleta rubro-negro, de 24 anos de idade.

Em férias com a família, Hugo Moura se apresenta em 15 de dezembro no CAT Caju para a pré-temporada com o time do Furacão.

Um dos grandes desafios de 2023 é a CONMEBOL Libertadores. O calendário do ano para o clube conta ainda com o Campeonato Brasileiro, com a Copa do Brasil e com o Campeonato Paranaense. 

CLIQUE AQUI E ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA DE HUGO MOURA NO FURACÃO LIVE! 

O Hugo Moura que chegou ao Furacão 

Hugo Moura foi oficializado pelo Athletico Paranaense em 12 de janeiro de 2022. Chegou ao Rubro-Negro após anos de destaque nas equipes de formação do Flamengo, clube que também defendeu como profissional entre 2018 e 2021.

Foi também um dos principais nomes do Coritiba, quando esteve emprestado ao time alviverde em 2020. À época, o adversário inclusive não mediu esforços para mantê-lo no elenco, o que acabou não sendo possível.

Hugo então voltou ao Rio de Janeiro. E dali, seguiu para a Suíça. Atuaria emprestado pelo Flamengo ao Lugano. Mudou-se à Europa, mas logo precisou voltar ao Brasil devido a uma mudança de planejamento do time suíço para a sequência da temporada.

Por conta disso, Hugo Moura ficou praticamente todo o semestre de 2021 sem poder atuar – o período de inscrições para as competições aqui no país já havia se encerrado. Fase difícil e de muitas incertezas, que o jogador precisou superar. E conseguiu isso com muito apoio. Principalmente dos familiares.

A casa ideal era o Athletico Paranaense 

O Athletico Paranaense era o lugar certo para Hugo Moura. E aqui ele chegou. Primeiro por empréstimo, depois com vínculo definitivo.

Aqui, encontrou a estrutura e o cuidado necessário que precisava para voltar a desenvolver o futebol de alto nível que sempre teve.

Os números ajudam a entender um pouco disso. Das cinco competições que o Furacão disputou em 2022, Hugo Moura apenas não atuou no Campeonato Paranaense. Dali para frente, esteve em 75% das partidas do time. Foi titular em 40 dos 45 jogos dos quais participou no ano. Mais de 3.500 minutos em campo somando os acréscimos.

Mostrou eficiência e qualidade ofensiva. Anotou três gols. Foi autor de uma assistência que terminou em gol e de outros 13 passes-chave que deixaram os companheiros em condições reais de marcar. Aliás, por falar em construção ofensiva, ostentou um nível de acertos de passes progressivos em quase 80%. 

E na marcação? Foi bem também, com um índice de 60% de duelos defensivos vencidos sobre um adversário direto em disputa de bola.

“Todos do clube me passaram muita confiança. E isso me ajudou bastante”, agradece Hugo Moura. “Foi um ano bom. Até então, eu não havia feito tantos jogos nas temporadas anteriores pelas outras equipes. O Athletico me deu essa possibilidade, abriu as portas para mim. E isso me deixa muito feliz. Eu e minha família somos muito gratos ao clube”, continuou.

Com os 45 jogos que fez pelo clube em 2022, Hugo Moura passou da marca dos 100 na carreira. Agora são 104 partidas como atleta profissional – além das que fez pelo Rubro-Negro, foram outros 31 jogos pelo Flamengo e 28 pelo Coritiba.

O Hugo Moura de 2023 

A temporada de 2022 passou. O ano termina daqui a pouco mais de um mês. E já agora em dezembro há uma pré-temporada a começar. Sem dúvidas, não pensar em 2023 é difícil.

E 2022 serve de aprendizado. Fortalece para o que vem pela frente. Hugo Moura pensa assim, principalmente quando perguntamos como a temporada 2022 – e as muitas fases finais que o elenco disputou nas várias competições do ano – podem colaborar na experiência para um 2023 ser ainda melhor.

“Foi um ano que tentei focar no meu trabalho, na parte técnica. Ver o que eu precisava melhorar”, afirma Hugo Moura. “Aprendi muitos com os jogadores aqui do Athletico também. O nosso elenco é muito bom. É um elenco que gosta de trabalhar, que busca melhorar a cada dia. E tudo isso deu frutos nesta temporada. Faltou só um pouquinho (para conquistarmos os títulos). Mas estamos em busca desses objetivos na próxima temporada”, continua.

E o Athletico Paranaense de 2023? 

A experiência de 2022 também conta aqui. E para Hugo Moura, o ano de 2023 é para o Athletico Paranaense seguir pensando grande. Não menos que isso.

“Nossa equipe está mais madura. Sabemos o que passamos em 2022”, comenta Hugo Moura. “Precisamos trabalhar para buscar chegar ao nosso objetivo, que por pouco não chegamos em 2022, que era ser campeão da Libertadores. O nosso objetivo precisa ser pensar grande, que é a forma como o clube pensa. E eu, particularmente, também vim para cá para entrar para a história do Athletico Paranaense. Ganhar títulos. Tenho certeza de que vamos fazer de tudo em 2023 para chegar a essas conquistas”, encerra.

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários