Time

Retrospectiva Furacão: Um Léo Linck sempre em alto nível!

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 27-08-2023

No Athletico Paranaense, é assim. Um goleiro não precisa ir mal para o outro ficar em evidência. Aqui, todos vão bem mesmo. E se o ano de 2023 foi o melhor da carreira do titular Bento como já dissemos aqui, a temporada que se encerra agora também foi a melhor de Léo Linck.

Um ano em que o camisa 24 substituiu à altura a ausência de Bento, quando ficou lesionado ou suspenso de partidas por cartões.

Com defesas difíceis, defesas de pênaltis. Com postura e segurança em campo. Léo Linck foi um goleiro completo, como só a escola de goleiros do Furacão é capaz de lapidar.


Assim como foi para Bento, a temporada de 2023 foi a melhor da carreira de Leo Linck
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 21-09-2023

“Acho que este ano foi, para mim, o melhor de todos”, declara Léo Linck. “O trabalho aqui no clube está sendo muito bem-feito. Há uma união das pessoas aqui no trabalho. Sempre que fui jogar, era abraçado e recebia o incentivo não só do Bento, como também do Mycael e do Gabriel (Pereira). E isso é algo que vou levar para sempre comigo”, afirma.

Teve renovação neste ano. E Léo Linck agora tem contrato com o Athletico Paranaense até 31 de dezembro de 2026. Com isso, é um dos bons nomes com os quais o clube conta para 2024 – o ano em que o Rubro-Negro vai comemorar o centenário.

Pela frente, o time athleticano tem disputas como o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a CONMEBOL Sul-Americana. A pré-temporada começa em 6 de janeiro, no CAT Caju.


Léo Linck, um dos bons nomes do Rubro-Negro para o ano do centenário
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 02-07-2023

Um ídolo quase da mesma idade

Tem concorrência pela posição de goleiro titular no Athletico? Sim, tem. Bastante e em alto nível. Mas também tem muito respeito. Há ainda admiração e zelo pelo trabalho que o companheiro ali ao lado faz no dia a dia. Contamos um pouco desse trabalho aqui.

Tanto que o goleiro Bento é um dos ídolos de Léo Linck no esporte. Bento tem 24 anos de idade. Léo Linck, 22 anos. É como se fosse um irmão mais novo admirando o mais velho. Uma admiração que Léo Linck já deixou claro em entrevistas coletivas e em materiais especiais que a Rede Furacão preparou para você aqui.


Bento é um dos ídolos no esporte do goleiro Léo Linck
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 18-04-2023

Isso acontece por parte de Bento para Léo Linck também. Ou você não se lembra daquele vídeo que viralizou, com Léo Linck defendendo um pênalti contra o Palmeiras? Bento estava suspenso do jogo e via a partida lá das tribunas. Assim que aconteceu a defesa do pênalti, Bento não conseguiu conter a vibração e alegria pelo companheiro. Clique aqui e relembre.

“Teve um momento este ano, antes do jogo contra o Operário no Campeonato Paranaense”, relembra Léo Linck. “Fiquei sabendo bem perto da hora do jogo que eu teria que jogar no lugar do Bento. Estava apreensivo, porque fazia mais de um ano que não jogava. Mas recebi uma mensagem do próprio Bento. Nela, além do desejo para que eu fizesse um bom jogo, havia uma mensagem de incentivo dele, dizendo que eu estava pronto, que eu merecia e por ter trabalhado muito para aquela oportunidade. Foi a partir daí que me tranquilizei de verdade”, revela. O Athletico venceu aquela partida por 3 a 1.


Léo Linck e Bento, durante a entrega das medalhas do título estadual de 2023
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 09-04-2023

Casa e segunda casa 

O trabalho é duro no dia a dia de treinos. O companheirismo com os demais arqueiros do clube está sempre presente. Todo o suporte que recebe faz Léo Linck reconhecer o CAT Caju como uma segunda casa. Uma casa que o acolheu desde que chegou, em 9 de março de 2015. Desde então, já são oito anos de clube.

Claro que não se esquece das origens. Não tem dia que Léo Linck deixe passar sem falar (bem) da cidade em que cresceu, que despertou o sonho dele para o futebol.


O goleiro athleticano recebe os cumprimentos de Thiago Heleno durante jornada do Brasileiro
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 27-08-2023

De ascendência alemã, o jovem goleiro nasceu em Marechal Cândido Rondon. Mas com dois meses de idade, mudou-se com a família para Toledo, também no oeste paranaense. Passou a maior parte da vida ali.

“Sempre falo pro pessoal aqui que Toledo é a melhor cidade do mundo”, diz um orgulhoso Léo Linck. “Amo a cidade, amo meus amigos que ficaram por lá. É onde estão todos da minha família. É o lugar em que deixo de ser momentaneamente o ‘Léo Linck’ e volto a ser apenas o ‘Leonardo’. Então sempre que a agenda de treinos e jogos permite, aproveito minhas folgas para ir para lá”, declara.

É sempre bem divertido inclusive quando o Athletico vai jogar na região oeste do estado e Léo Linck está relacionado para a partida. Ele não perde a oportunidade! Aí é difícil algum jogador ou membro da delegação não voltar depois para Curitiba conhecendo bem mais sobre a região em que o goleiro nasceu e cresceu.


Léo Linck: do Oeste Paranaense para o Furacão 
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 27-08-2023

É possível 2024 ser um ano ainda melhor para Léo Linck?

É possível. Mas Léo Linck vai ter um trabalho ainda maior, principalmente pelo nível de jogo que mostrou. Quando entrou em campo em 2023, deu conta do recado. E fez isso em grandes jogos. A expectativa sobre ele aumentou para 2024.

Conforme alguns dos principais índices estatísticos de desempenho em jogos, Léo Linck foi considerado o melhor em campo em duelo contra o Atlético Mineiro (1 a 1 na Ligga Arena, em 02/09).

Esteve ainda entre os melhores em campo nas partidas contra o Flamengo (vitória fora de casa, por 3 a 0, em 13/09) e contra o Fluminense (2 a 2 na Ligga Arena, em 27/08). Sem contar aquela emblemática defesa de pênalti no 2 a 2 com o Palmeiras (02/07, na Ligga Arena).


Léo Linck segura pênalti cobrado por Endrick, do Palmeiras
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 02-07-2023

Nos sete jogos em que atuou na temporada, conquistou quatro vitórias e três empates. Não perdeu com o Furacão em 2023. Terminou duas partidas sem ser vazado. Praticou 32 defesas – metade delas de alta complexidade, evitando uma chance real de gol. Que tal estas aqui contra o Internacional? Ou estas aqui contra o Fluminense? 

Mas a pressão por ser Léo Linck não causa desconforto no goleiro athleticano. Faz parte da evolução da carreira, da vida. É preciso encarar a responsabilidade. Seguir em frente.

“Quando você é goleiro e chega pela primeira vez para fazer parte do Athletico Paranaense, a pressão já é enorme. Afinal, o nome do nosso centro de treinamento é o de um dos grandes goleiros do futebol”, comenta Leo Linck.

“Mas justamente por existir essa parceria com todos aqui no clube, você consegue mais tranquilidade para poder trabalhar. Todo mundo está com você. E você sabe que todos ao seu redor vão apoiar no que for preciso”, encerra.


Os goleiros da equipe principal do Rubro-Negro
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 05-12-2023

Comentários