Time

O ídolo Fernandinho, no Furacão e na Europa

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

No aspecto técnico, um jogador completo. No aspecto comportamental, um símbolo de respeito e de liderança que ficou consolidado no futebol inglês.

Ídolo rubro-negro, Fernandinho deixará saudades agora na Europa. E traz de lá muitos ensinamentos.

“Eu acho que não só Guardiola, mas os outros treinadores que tive na Europa, me ensinaram coisas valiosas. Desde o comportamento, ser disciplinado, acreditar no processo… Sem dúvida nenhuma, tudo o que eu aprendi nesses 17 anos da Europa, o que eu puder eu vou tentar ajudar. Minha intenção é estar à disposição do treinador para fazer o que eu mais gosto, que é jogar futebol. E estar à disposição dos meus companheiros, com uma conversa e com um apoio, ouvindo o que eles têm para dizer”, ressaltou o novo camisa 5. 

Athletico, Ucrânia e Inglaterra

Em 2005, Fernandinho deixou o Athletico Paranaense rumo à Europa depois de disputar 105 jogos como profissional do clube.

O versátil jogador era uma peça importante no time, que virou sensação do Brasil e que chegou ao vice-campeonato da CONMEBOL Libertadores de 2005 e ao segundo lugar do Campeonato Brasileiro de 2004. Também conquistou o Campeonato Estadual de 2005.

Uma história que começou em 2002, quando o observador de atletas Ticão trouxe Fernandinho do PSTC para o Rubro-Negro. Aqui, o jovem cresceu. Aprimorou as habilidades. Adquiriu também um grande sentimento de carinho pelo clube, que sempre foi parada obrigatória nas férias do jogador no Brasil.

A volta do meio-campista põe fim ainda a um sentimento de saudade, que estava no coração de muitos athleticanos desde que ele assinou com o Shakhtar Donetsk, em julho de 2005. O sentimento agora é de alegria no reencontro do clube com um dos seus grandes jogadores.

A saudade agora fica clara nas homenagens do Manchester City, clube em que Fernandinho também será para sempre lembrado. Dentre elas, foi erguido um mosaico com uma imagem do atleta. Um campo do centro de treinamento do clube azul do noroeste inglês também agora leva o nome de Fernandinho.

Mas o resumo melhor mesmo talvez fique para o site do Manchester City, que em uma das páginas do jogador descreve em tom de despedida e de agradecimento: “Favorito dos torcedores, o magistral meio-campista […] fará muita falta, mas lembrado com carinho como uma verdadeira lenda do City.”

A história do lendário brasileiro continua a partir de agora, no Athletico Paranaense.

“Vi no Athletico a possibilidade de reencontrar a alegria de estar em campo a cada três dias, vivendo o desafio de melhorar a cada jogo e conquistar os resultados. Eu tinha uma intenção muito grande de voltar já no ano passado. Eu quero ter as condições de dar o retorno futebolístico dentro de campo”, concluiu Fernandinho.

Comentários