Notícia

Rumo a Guayaquil! Um avião alugado para a grande final

Não existe distância na hora de apoiar o Furacão na busca pelo troféu mais importante de sua história! E para superar cerca de 5 mil quilômetros de distância, vale qualquer aventura. Até mesmo alugar um avião inteiro rumo a Guayaquil, sede da decisão da CONMEBOL Libertadores 2022.

Essa é a história de 210 athleticanos que estarão no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo neste sábado (29). Entre eles, Roberta Salles, a torcedora que organizou essa grande jornada em direção ao Equador.

Para contar como foi o início de mais essa loucura pelo Furacão, precisamos lembrar de outra grande final. Em 2019, no confronto decisivo pela Copa do Brasil, Roberta esteve à frente da excursão que levou para Porto Alegre o grupo Atleticaníssimas.

“Como eu fiz aquele voo, o pessoal acaba sempre me procurando para fazer as viagens. Desde que passamos da fase de grupos este ano, já comecei a sondar Guayaquil, pois como já era definido local e data. Poderia começar a ver a viabilidade”, conta.

Mas desde cedo apareceram as dificuldades para o deslocamento de centenas de pessoas numa distância tão grande.

“Nunca pareceu algo que valia a pena. Os valores que se apresentavam eram muito altos para ter uma garantia de 100 ou 200 pessoas em um voo. Comecei a ver voos comerciais também, pois sempre que possível viajo. Fui à Colômbia na final da Sul-Americana 2018, Buenos Aires na Libertadores 2019, La Plata e Allianz Parque esse ano. Mas pela questão da distância, custo, dificuldade de locomoção e hospedagem, já tinha desistido do Equador”, diz Roberta.

Sempre com o Furacão

Porém, quem sempre acompanha o Athletico não poderia ficar fora justamente do jogo que vale o troféu mais importante da nossa história.

“Cerca de um mês e meio antes da final, recebi uma ligação de uma companhia aérea me oferecendo um voo. Sondei rapidamente com o pessoal no Twitter e, em menos de duas horas, eu já tinha uma lista com mais de 250 nomes. E o voo até então teria só 129 lugares. Até aumentamos a aeronave para uma de 243”, revela.

Só que a ansiedade por estar presente na decisão não terminou por aí.

“Algumas pessoas depois desistiram, e ficamos com cerca de 50 lugares vazios. O pessoal do voo resolveu continuar e arriscar. E para movimentar um pouco a divulgação nas redes, resolvemos lançar uma rifa. Por R$ 25, as pessoas podiam concorrer a uma vaga no voo. Foram duas rifas. Na primeira sorteamos quatro pessoas e na segunda houve um ganhador”, conta.

Ajuda da CONMEBOL

Porém, mais percalços ainda seriam enfrentados pelo grupo.

“Tivemos vários perrengues nesse processo, como as notícias sobre mudança de sede, dificuldade de informação sobre venda de ingressos, mas a maior de todas foi há dez dias, quando a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) proibiu nosso voo. Tive que correr atrás de opções rápidas, que mantivessem o horário bate e volta, valores, número de pessoas, etc”, diz Roberta.

“Com a ajuda da organização da CONMEBOL, conseguimos o contato com a Azul, e fretamos um avião diretamente com eles. Os horários são um pouco diferentes, pois a Azul possui várias regulamentações específicas. Já tínhamos 225 lugares vendidos, e o novo avião é de 210 passageiros. Tivemos que adequar e infelizmente tirar alguns torcedores”, afirma.

Depois de tantas idas e voltas, finalmente tudo está pronto para que o voo dos 210 athleticanos possa decolar, em busca da Glória Eterna.

“Agora estamos no final da organização, e finalmente estamos começando a sentir o nervosismo do jogo em si. Com o Athletico sabemos que nunca é pra ser fácil. E se é de dificuldade que vive o athleticano, então essa taça tem tudo pra vir pra nós!”, diz Roberta.

Boa viagem a todos! E nos vemos em Guayaquil!

Comentários