Time

Retrospectiva Furacão: pontapé inicial na carreira internacional de Zapelli

Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 23-10-2023

Aos 21 anos de idade, ele deixou seu país e o clube onde iniciou sua carreira profissional para vestir a camisa 10 do Furacão. E já em seu primeiro ano no exterior, veio a convocação para Seleção Argentina e a oportunidade de treinar ao lado dos campeões mundiais.

Para Bruno Zapelli, o ano de 2023 será lembrado para sempre, como o começo de uma carreira internacional que aponta para um futuro promissor. Começando a temporada já adaptado ao clube e ao futebol brasileiro, a expectativa é de um 2024 cheio de conquistas.


Bruno Zapelli chegou ao Athletico Paranaense neste ano para a primeira temporada internacional
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 13-09-2023

Primeiro ano no Brasil
Zapelli foi contratado pelo Rubro-Negro no final de julho de 2023. Em pouco mais de quatro meses, somou 21 partidas pelo novo clube, sendo 13 como titular. No total, foram 1.146 minutos em campo, em que ele pôde mostrar a qualidade de seu jogo e ajudar a equipe com lucidez e eficiência na criação de jogadas, além de dois gols e duas assistências.

“Minha adaptação foi bastante boa, rápida. Aos poucos fui me acostumando, me sentindo melhor com todo o grupo, com meus companheiros. As maiores diferenças são no dia a dia. O idioma, a cultura diferente. Dentro de campo, a intensidade de jogo também muda um pouco com relação à Argentina”, afirma.


Athleticano passa pela marcação do Vasco da Gama em jogo do Brasileirão
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br | 25-11-2023

Mas apesar das diferenças, ele diz que já está se sentindo em casa em Curitiba.

“Estou gostando. É bastante tranquilo, parecido com Córdoba. Estou me acostumando com a cidade. O único que é um pouco diferente é o trânsito. Aqui tem muitos caminhões, muito mais carros. E também o clima, que aqui é mais chuvoso e úmido”, diz.


Ao lado de Lucas Esquivel, na saída de campo após vitória na Ligga Arena
Foto: José Tramontin/athletico.com.br 21-09-2023

As melhores atuações
Bruno Zapelli lembra de três jogos do Brasileirão como suas melhores atuações pelo Athletico: o empate em 1 a 1 com o Bragantino, na Ligga Arena, e as vitórias sobre o Internacional (2×1), no Caldeirão, e sobre o Grêmio (2×1), em Porto Alegre.

“Mas para mim, minha melhor atuação foi contra o Grêmio. Pela participação no jogo, as coisas que tentei no ataque, ao propor o jogo à equipe”, aponta. E também, é claro, pelo belo gol marcado, em uma grande jogada, com troca de passes com Pablo, Vitor Bueno e Erick.


Bruno Zapelli na partida contra o Grêmio, no RS. Um dos grandes jogos dele na temporada
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 18-10-2023

Mas mesmo tendo vivido grandes momentos, o meia argentino acredita que a temporada poderia ter sido ainda melhor. E mostra a ambição de ser mais efetivo e eficiente em 2024.

“Eu cheguei ao clube há pouco tempo. Gostaria de ter mais participações, mas talvez eu seja muito exigente e não tão realista. Porque é difícil se adaptar a um novo clube, uma nova cidade, uma nova cultura. Eu penso que poderia ter mais efetividade, porque tive situações para fazer mais gols e assistências. Mas estou contente ao fazer o balanço do que foi minha adaptação ao clube”, avalia.


Meio-campo argentino disputou a primeira temporada fora do país de origem
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 21-09-2023

Sonho alviceleste
No dia 31 de agosto, Bruno viveu ao lado do lateral Lucas Esquivel uma sensação única. Na lista de convocados da Seleção Argentina, seus nomes apareceram ao lado das grandes estrelas que conquistaram a Copa do Mundo do Catar. Entre elas, é claro, Lionel Messi.

Foi uma convocação conjunta com a equipe Sub-23 da Argentina, a qual os jovens talentos rubro-negros foram integrados. E além de viver a expectativa de participar do ciclo olímpico visando os jogos de Paris, eles puderam treinar ao lado dos grandes craques de seu país.

“A sensação de defender a Argentina é de muito orgulho. É algo com que eu sempre sonhei e agora poder estar aí me deixa muito contente. Por isso tento desfrutar ao máximo. É algo único para nós. Um momento maravilhoso. Me perguntam muito sobre a cidade, sobre o clube e sua estrutura, sobre o campeonato, que é tão competitivo. Eu disse que estamos satisfeitos e muito contentes”, conta.


Bruno Zapelli em jogo amistoso com a Argentina Sub-23
Foto: AFA | 13-04-2023

Em busca dos títulos
Para 2024, o desejo de Zapelli é jogar o máximo possível e levar o Athletico a conquista de um título de relevância nacional ou internacional. E para isso, promete um trabalho incansável no dia a dia, contanto com o apoio da torcida e de seus companheiros.

“Penso que primeiro quero chegar da melhor maneira à pré-temporada, para poder crescer muito a mais quanto a minha cabeça e meu jogo. Quero aprender muito com os jogadores daqui. Ir partida a partida, tranquilo, jogando e tentando ganhar sempre”, afirma.


Foco na evolução e no aprendizado
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 13-09-2023

Ao torcedor rubro-negro, Zapelli diz que o apoio à equipe é fundamental para que a temporada seja vitoriosa e com grandes objetivos atingidos.

“O mais importante é que estejam todos os juntos. Cada jogador faz sempre o máximo, dá tudo para o clube. Porque é algo que é nosso trabalho e nossa paixão. Não há nada mais lindo do que ganhar partidas. Que estejamos todos unidos e nos apoiando, mesmo que hajam momentos difíceis. Pois assim certamente será um grande ano”, ressalta.


Um 2024 em busca de títulos de relevância nacional e internacional
Foto: José Tramontin/athletico.com.br | 20-03-2023

Comentários