Time

#RetrospectivaFuracão: “Nunca havia tido atuações tão boas”, avalia David Terans

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Na hora de balançar as redes, ele foi “o cara” do Athletico em 2022. A cada quatro gols do Furacão na temporada, um teve participação decisiva de David Terans. Foram 104 tentos rubro-negros no ano, 26 deles com assistência ou finalização do craque uruguaio.

Nos 53 jogos em que esteve em campo em 2022, o camisa 20 foi peça importante para o Furacão. E coroou sua performance com 17 gols marcados e nove assistências. Dos 17 gols, 12 foram marcados no Brasileirão. 

“Foi uma temporada difícil, intensa, com muitos jogos. Mas o Athletico montou uma equipe muito boa. Os jogadores que chegaram são muito bons. Graças a eles, à confiança da comissão técnica e de todo o clube, eu pude desempenhar meu melhor trabalho. Estou muito feliz por isso. Por ajudar o time em todas as oportunidades. Competimos por coisas grandes. Isso para mim é muito importante”, afirma Terans. 

CLIQUE AQUI E ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA NO FURACÃO LIVE! 

Melhor temporada

Segundo Terans, a qualidade e a união do elenco montado pelo Athletico em 2022 levaram o clube a uma grande temporada. E foram determinantes para que ele conseguisse atingir sua melhor forma física e técnica.

“Eu tive passagens muito boas no Uruguai. Mas fora do meu país eu nunca havia tido atuações tão boas quanto as que eu tive pelo Athletico. Isso aconteceu por causa da confiança que o clube me deu, por como me recebeu quando cheguei. O grupo que estava naquele momento era muito bom. Depois, montou outro grupo muito forte, com muita experiência, com atletas que têm uma linda história no clube. Tudo isso ajudou para que eu pudesse ter meu melhor desempenho”, ressalta.

Com os números anotados nesta temporada, Terans consolida seu próprio nome na galeria de ídolos do Furacão. Ao atingir 26 gols pelo clube, ele se tornou o terceiro maior goleador estrangeiro de toda a história, atrás apenas de Ferreira (39) e Guerrón (28).

“No futebol, 80% é cabeça, é mente. Se você está bem… O que faz acontecer isso é o dia a dia. Chegar aqui, ter seus companheiros sempre apoiando, mesmo que você não tenha feito um grande jogo. Isso é muito importante. Por isso que falo sempre no grupo. Para você conseguir ter o seu melhor desempenho, é necessária a confiança deles. Eu estive sempre muito focado, sabia que o grupo confiava em mim e sempre que entrei em campo fiz o meu melhor para ajudar o time”, afirma.

A força dos “gringos”

Para Terans, o intercâmbio de nacionalidades e culturas dentro do atual elenco do Athletico foi outro fator determinante para que o clube tivesse um bom desempenho neste ano.

“No ano passado, já éramos alguns ‘gringos’, como dizem por aqui. Este ano chegaram mais e isso também ajuda muito. Os jogadores brasileiros nos ajudam bastante no português e no dia a dia. Vão aprendendo também o espanhol, algumas palavras. É lindo conviver. Porque isso também ajuda muito a equipe. Ter jogadores que vêm de outro futebol, que não é como o brasileiro. Para mim e todos os ‘gringos’ a adaptação aqui no Athletico foi muito especial graças a eles. Nos dão esse apoio no dia a dia e nos ajudam a melhorar no idioma, dentro de campo, a confiança. Isso é muito importante”, diz.

Além do apoio mútuo em um dia a dia bastante puxado de treinos, viagens e jogos, alguns momentos de descontração também são importantes para deixar o grupo mentalmente preparado.

“O Cuello e o Canobbio, nestes últimos dias, nas duas últimas concentrações… Eu me concentro com o Nico e o Cuello com o Canobbio. Depois do jogo, a gente chegou e o quarto estava todo bagunçado. Eles pediram a chave, entraram no nosso quarto e fizeram uma bagunça. Então está 2 a 0. Eles estão ganhando. Mas no ano que vem com certeza a gente vai ter a revanche e vamos conseguir vingar essa piada que eles fizeram”, conta.

Os melhores momentos

“O primeiro, foi contra o Palmeiras. Passar à final foi um momento único, histórico, muito lindo. Depois, a classificação contra o Libertad, como se deu, na última hora, com o gol do Rômulo. E também a passagem pela Copa do Brasil, que a gente não conquistou, mas fez um grande campeonato. Brigar em todas as competições é importante. A gente focou na Libertadores e no Brasileirão e acho que estes foram os três momentos mais importantes do ano para mim”, elege Terans.

A CONMEBOL Libertadores, sem dúvidas, foi o ponto alto da temporada. E segundo o craque, a figura de Luiz Felipe Scolari foi decisiva para que o Athletico pudesse atingir uma campanha histórica, com a conquista do vice-campeonato.

“Foi uma Libertadores única, em que conseguimos chegar à final depois de muito tempo. Com a chegada do Felipão, ele encaixou muito bem o time. Ele sabe como unir o grupo. Isso foi um fator fundamental, a chegada de um treinador com muita experiência, principalmente depois daquela derrota para o The Strongest. Foi muito difícil, mas a gente lutou e conseguiu chegar até a final. Não tenho dúvidas que esse time vai conquistar muitas coisas daqui para frente”, aposta. 

O apoio da galera

Para David Terans, existe mais um fator que o ajudou a atingir sua melhor forma neste ano: o apoio irrestrito que recebe da torcida athleticana em todos os momentos.

“Sou muito grato. A torcida me apoia muito, em diferentes etapas, não só dentro de campo, mas fora, na rua também. Isso, para mim, é muito importante. Não é fácil ser estrangeiro e jogar no Brasil. Estou muito feliz aqui no Athletico, sobretudo quando a torcida grita meu nome. Isso nunca havia acontecido comigo. Isso para mim… É algo muito lindo. Eu sinto muito o carinho, me apeguei muito à instituição. E tomara que a gente siga. Eu sempre falei que quando você está onde quer estar, estar feliz, é muito mais fácil. A torcida contribuiu muito para eu desempenhar o meu melhor trabalho e seguir crescendo como jogador e como pessoa”, garante.

De olho na Copa

Terans era um dos nomes cotados para fazer parte da Seleção do Uruguai na Copa do Mundo do Catar, que começa neste domingo (20), mas ficou fora da lista final do técnico Diego Alonso. Agora, ficará na torcida por um bom desempenho de outro uruguaio rubro-negro que estará no mundial: Agustín Canobbio.

“Eu torço pelos times da América do Sul. Quero que a Copa venha para cá. Acho que as seleções estão muito bem. O Brasil está muito forte. Argentina, Uruguai… Temos que parabenizar o Agustín, que foi convocado. Eu estarei torcendo para que a Copa do Mundo volte para cá, porque sabemos que na América há grandes jogadores”, afirma.

E como todo uruguaio, Terans acredita na tradição da camisa celeste e na força dos jogadores do país.

“O Uruguai é um país muito ‘futeboleiro’. Somos 3,5 milhões e lá muitas coisas giram em torno do futebol. Para a pouca população que tem o Uruguai, há muitos jogadores. O povo uruguaio estará apoiando muito. Sabemos que é difícil, mas a gente sempre vai acreditar e apoiar o time, para que possa conquistar coisas muito importantes”, diz.

Artilheiros estrangeiros do Furacão

1) Ferreira: 39
2) Guerrón: 28
3) David Terans: 26
4) Marco Ruben: 16
5) Villalba: 15
6) Nieto: 13
7) Ibarrola: 11
8) Lucho González: 10
9) Lobatón: 7
10) Aveiro: 6
Matosas: 6
Nowak: 6
Ligüera: 6 

Fotos: José Tramontin e Fabio Wosniak/athletico.com.br – Arquivo

Comentários