Clube

Rubro-Negro recebeu a visita de Simone Jatobá, técnica da Seleção Brasileira Feminina de Base

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

O Athletico Paranaense recebeu, nesta segunda-feira (31), a visita de Simone Jatobá, treinadora da Seleção Brasileira Feminina Sub-15 e Sub-17. A comandante do time nacional esteve no CAT Caju. Visitou as instalações do local. E acompanhou um pouco da rotina do Rubro-Negro.

“Minha pretensão nesta visita foi conhecer um pouco mais de perto, ver como está o futebol feminino aqui no Athletico Paranaense. Ver um pouco da rotina”, destacou Simone Jatobá. “A estrutura que o clube tem é extraordinária. As atletas que estão aqui estão sendo muito beneficiadas e precisam aproveitar bem disto, dos profissionais e da estrutura que o clube oferece”, analisou.

Simone Jatobá e os demais profissionais das seleções de base do futebol feminino da CBF montaram uma agenda para acompanhar o desenvolvimento do futebol feminino pelo país. Observam as equipes de formação e os elencos principais. O roteiro inclui visitas a outros clubes, bem como a presença da treinadora em eventos e jogos. Hoje, foi o Furacão que teve o prazer de receber a treinadora.

Nesta terça-feira (1º), Simone Jatobá e sua comissão técnica vão anunciar a lista de atletas sub-17 que serão convocadas para um período de 12 dias de treinamento. Além desta convocação, serão mais duas ou três até o fim de 2023 para novos períodos de treinos e amistosos.

O programa faz parte da preparação do Brasil para o CONMEBOL Sul-Americano Feminino Sub-17, que está previsto para março de 2024 ainda em local a ser definido. A competição vale vaga para o Mundial Feminino Sub-17, que ocorre no fim do mesmo ano.

“Todas as vezes que venho aqui ao Athletico Paranaense, sou muito bem recepcionada. Sempre recebida com muito carinho”, agradeceu Simone Jatobá a respeito da visita. “Esse contato é importante. É uma troca importante. É necessário interagir com os outros profissionais, até para estar sabendo como eles pensam, qual é a metodologia de trabalho. O que eles acham da categoria de formação e das atletas já formadas”, completou.

Carreira

Simone Jatobá é paranaense de Maringá, no norte do estado – 427Km de Curitiba. Mudou-se para Curitiba ainda com a família ainda na infância, aos nove anos de idade. Começou a carreira no futebol em 1994, como atleta. Tinha 12 anos de idade.

Construiu uma trajetória vitoriosa como zagueira, lateral e volante. Aqui no país, defendeu clubes como o Paraná Clube, São Paulo, Saad São Caetano (SP), Novo Mundo (PR) e XV de Piracicaba (SP). Passou ainda pelos europeus Rayo Vallecano (Espanha), Lyon (França), Energiya (Rússia) e Metz (França).

Com a Seleção Brasileira, foi campeã da Copa América de 2003 e dos jogos Pan-Americanos de 2007. Também pelo Brasil, disputou duas edições dos Jogos Olímpicos (2000 e 2008). Conquistou a medalha de prata em Pequim, na China. Disputou ainda as Copas do Mundo de 2003 e 2007. Nesta, foi vice-campeã.

Encerrou a carreira como jogadora em 2019. Em agosto do mesmo ano, assumiu o comando técnico das equipes femininas de base da Seleção Brasileira. Foi a primeira técnica campeã sul-americana comandando a Seleção Sub-17. Levou o Brasil às quartas de final do Mundial Sub-17 em 2022.

Fotos: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários