Time

Treinador do Sub-20, Pablo Fernandez falou sobre a disputa da Copinha 2022

Créditos: Fabio Wosniak/athletico.com.br

O Athletico Paranaense viaja neste sábado (1º) para a cidade de Araras, no Interior de São Paulo, distante 174 km da capital do Estado. Lá, o Furacão disputará a primeira fase da Copa São Paulo, tradicional e maior competição Sub-20 do mundo.

Clicando aqui, você confere os nossos números em 25 participações na Copinha. Na segunda-feira (3), a piazada do Caju inicia a 26ª Copa São Paulo diante do Taquarussú (TO), às 15h15, no Estádio Hermínio Ometto.

O Rubro-Negro será comandado pelo técnico Pablo Fernandez, recém-chegado ao clube e com passagens por grandes equipes do futebol brasileiro. Ele conversou com o athletico.com.br, falou sobre as primeiras impressões do Rubro-Negro e as expectativas para a disputa da Copinha.

Natural de São Paulo (SP), Pablo Fernandez tem 46 anos, é formado em Educação Física e também tem mestrado em Engenharia Biomédica. Ele começou a carreira como treinador da equipe Sub-17 do Primeira Camisa, equipe de São José dos Campos, em 2009.

De 2011 até 2018, foi técnico do Red Bull Brasil, passando por todas as categorias e sendo, inclusive, auxiliar técnico da equipe profissional. Ainda em 2018, foi contratado para a equipe Sub-20 do Bahia, acumulando também a função de auxiliar técnico dos profissionais.

Em 2020, foi contratado pelo Santos, para a equipe Sub-20. No ano seguinte, esteve à frente do time Sub-23, cargo que ocupou até novembro, antes de chegar ao Athletico.

“Sempre tive muito desejo de trabalhar no Athletico. A estrutura, modelo de jogo e toda a grandeza do clube sempre me atraíram. Já havia participado de um processo seletivo aqui em 2015, mas não deu certo. Desta vez, as coisas andaram e acabei vindo para cá”, revelou o profissional.

Pablo Fernandez orienta equipe Sub-20 durante a preparação para a Copinha 2022

Pablo se diz contente com o que encontrou em termos de trabalho na formação de atletas dentro do Rubro-Negro.

“A formação hoje é fundamental no futebol brasileiro. Clubes como o Athletico, que têm essa filosofia, que colocam os atletas da casa para jogar, fatalmente terão sucesso”, disse. “A formação aqui é muito bem vista, muito criteriosa, os processos são muito claros. Isso facilita bastante o trabalho do treinador. E para o clube é bom, pois esse processo vai dar retorno esportivo, através de conquistas, de títulos, e retorno financeiro, através das vendas de atletas”, explicou.

No CAT Alfredo Gottardi, Pablo Fernandez já tem se ambientado com os já citados processos. Um deles é a disputa do Campeonato Estadual com a equipe de Aspirantes, o que faz com que muitos atletas com idade para disputarem a Copa São Paulo já estejam neste grupo. Ele comentou as características da equipe que se preparou neste mês para a disputa da Copinha.

“É um grupo jovem. A base do Sub-20 subiu praticamente toda para os Aspirantes, o que é muito importante. Muitos atletas subiram do Sub-17 para o Sub-20. É um grupo de muita qualidade, com jogadores de nível alto, e que vai render muitos frutos para o clube”, afirmou.

Para ele, que já vivenciou o processo de formação de outras equipes da Série A e do Interior de São Paulo, a exposição dos jovens atletas a novas experiências é algo benéfico, que já deu resultado positivo para o clube e que tende a render ainda mais no futuro.

“É um processo natural, vai acelerando processos, oportunizando competições para os atletas. Então, jogadores que saem do Sub-17, vão para o Sub-20 e já tem a oportunidade de disputar uma Copa São Paulo. Eles vão ganhando experiência. Da mesma forma, jogadores saem do Sub-20 e vão disputar o Campeonato Paranaense. Isso é importante, vai dando bagagem para que lá na frente estejam melhor preparados para os desafios da primeira equipe”, completou.

E já com experiência na Copa São Paulo, Pablo sabe os frutos que esta competição pode trazer na vida dos atletas. Também por conta disso, prepara sua equipe da melhor forma para encarar os desafios.

“Chegaremos bem preparados na Copinha. A equipe está assimilando bem as ideias, não é muito diferente do que eles já vinham praticando”, disse. “Temos que ter um nível de competitividade altíssimo. Temos a qualidade, mas o nível de competitividade tem que estar lá em cima, não podemos querer menos do que os adversários. Estamos em um clube que nos oferece tudo e é a oportunidade para os atletas ‘performarem’, renderem bem e, quando voltarem, poderem ir aos Aspirantes, à primeira equipe. É a oportunidade de crescer no clube. Os atletas entendem isso e estão tendo os comportamentos adequados”, concluiu Pablo.

Pablo Fernandez: Treinador da equipe Sub-20
Nome completo: Pablo de Toledo Fernandez
Data de nascimento: 21/04/1975 [46 anos]
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Clubes por onde passou: Primeira Camisa (2009 a 2010), Red Bull Brasil (2011 a 2018), Bahia (2018 a 2020) e Santos (2020 e 2021).

Comentários