Time

Bicampeão da CONMEBOL Sul-Americana, José Ivaldo viveu em 2021 sua melhor temporada da carreira

A temporada 2021 foi especial para o zagueiro José Ivaldo. E não só pela conquista de seu segundo título da CONMEBOL Sul-Americana. Neste ano, o camisa 27 conseguiu se destacar e ter uma sequência na equipe principal.

Natural de Cajueiro, Estado de Alagoas, o jogador foi revelado pelo Athletico Paranaense e fez sua estreia nos profissionais em 2015, então com 18 anos, na partida do Rubro-Negro diante do Nacional, pelo Campeonato Paranaense. No ano seguinte, disputou duas partidas pela Copa do Brasil.

Em 2017 é que começou a ganhar projeção e chegou a disputar até mesmo partidas da CONMEBOL Libertadores daquele ano. Em 2018, fez sua temporada com mais partidas disputadas até então pelo Furacão, com 36 aparições e títulos do Campeonato Paranaense e da CONMEBOL Sul-Americana.

Mas veio a temporada 2019 e José Ivaldo acabou perdendo espaço na defesa rubro-negra, sendo emprestado ao Vitória para a disputa da Série B daquele ano. Em 2020, voltou para casa, batalhou por espaço na equipe e teve a recompensa em 2021.

Nesta temporada, José Ivaldo atuou em 50 partidas e marcou três gols. Ao todo, ele tem 138 jogos pelo Athletico e seis gols marcados.

“Eu agradeço muito a Deus, foi um ano maravilhoso”, disse José Ivaldo. “Tive a oportunidade de estar aqui no Clube, disputar grandes competições. Fui bicampeão da CONMEBOL Sul-Americana e estive na final da Copa do Brasil, que quando o Clube foi campeão eu não estava. Só tenho que agradecer às pessoas que me apoiaram”, completou o defensor.

Das 50 partidas realizadas no ano, José Ivaldo foi titular na grande maioria. Em 35 oportunidades ele iniciou o jogo entre os titulares, saindo outras 15 vezes do banco de reservas. Ele esteve em campo por 3145 minutos nesta temporada.

“Eu sempre deixo claro que só quero oportunidade, independentemente se começar jogando ou não. Só quero estar 100% e ajudar meus companheiros, ajudar este clube que me lançou”, explicou o camisa 27.

Mas não é por quantidade de jogos realizados ou minutagem em campo que José Ivaldo ficará lembrado pela temporada 2021, e sim por seu desempenho. Seguro na defesa, ele foi destaque nas principais partidas da temporada em que atuou. Além disso, contribuiu ofensivamente com gols importantes e que garantiram duas classificações ao Athletico na Copa do Brasil.

Ele já havia marcado de cabeça contra o Fluminense, pela oitava rodada do Brasileirão, mas foi na Vila Belmiro que ele ganhou os holofotes. Na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, o Furacão bateu o Santos por 1 a 0, com um golaço de José Ivaldo na segunda etapa.

Na fase seguinte, semifinal contra o Flamengo, no Maracanã, ele entrou na partida já na reta final, substituindo Pedro Henrique. Naquela altura, o Furacão vencia a partida por 2 a 0 e precisava apenas segurar o resultado para avançar.

Mas quem avançou foi José Ivaldo, aos 44 minutos do segundo tempo. Ele recuperou uma bola na defesa, driblou um adversário com estilo e lançou para Pedro Rocha. O companheiro segurou a bola e viu que o zagueiro acompanhou a jogada. O passe foi feito na medida para que o camisa 27 chegasse batendo para anotar um golaço no templo do futebol mundial.

“Os caras sempre pegavam no meu pé que eu era o único zagueiro que não marcava gol. Eu dizia que no momento certo iria sair e, graças a Deus, saiu em jogos importantes”, contou Ivaldo. “Ainda não caiu a ficha. Daqui a alguns anos vou contar para meus filhos, meus netos e desfrutar desses momentos que vivi esse ano”.

Comentários