Clube

Neste dia: Em 1999, Athletico inaugurava oficialmente o CAT do Caju

Créditos: Lucimar do Carmo

A transformação que o Athletico Paranaense passou no final dos anos 90 não ficou restrita às conquistas em campo e à construção da Arena. Ao mesmo tempo em que construía o seu novo estádio, o Furacão ampliava seu patrimônio com outro projeto inovador: o maior e melhor centro de treinamentos do Brasil!

O CT athleticano, hoje chamado de CAT do Caju, foi construído no terreno que abrigava a antiga Instância Para João XXIII. O local foi adquirido pelo Athletico em abril de 1996. Os recursos vieram da desapropriação, pelo Governo do Estado, do antigo Parque Aquático, que ficava nos limites entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais.

O Clube logo começou a preparar a nova área, com 220 mil metros quadrados, para abrigar os treinamentos de todas as suas categorias. Em 1997, o local já passou a receber os treinos da equipe principal e das Categorias de Formação.


Créditos: Arquivo – Heriberto Ivan Machado

Mas a inauguração oficial aconteceria no dia 26 de junho de 1999. A estrutura do CT já estava consolidada, na época com cinco campos oficiais. E o Athletico aproveitou a presença da Seleção Brasileira, que neste mesmo dia jogaria na Arena, para apresentar ao país o seu novo complexo.

Foi também naquela data que o local ganhou oficialmente o nome de Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi, o CT do Caju. O evento contou com a presença da própria Majestade do Arco, que aos 84 anos recebeu a justa homenagem pela carreira gloriosa e por toda uma vida dedicada ao Furacão. 


Créditos: Arquivo – Heriberto Ivan Machado

Desde então, o complexo rubro-negro não parou de evoluir. Mantendo-se sempre como a principal referência em estrutura de treinamentos e formação de atletas do futebol brasileiro.

Há alguns anos, o local também passou a abrigar a sede administrativa do Athletico Paranaense, sendo rebatizado como Centro Administrativo e Técnico Alfredo Gottardi, o CAT do Caju.

Comentários