Time

#RetrospectivaFuracão: Com apenas 17 anos, um gol histórico na CONMEBOL Libertadores

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Ele foi uma das grandes novidades do Furacão e de todo o futebol brasileiro em 2022! Com apenas 17 anos, Vitor Roque chegou ao Athletico no início da temporada e se firmou como um dos principais destaques do ataque rubro-negro.

Foram sete gols marcados com a camisa athleticana neste ano. E nenhum deles será tão lembrado quanto o anotado no dia 11 de agosto, em La Plata.

O histórico tento contra o Estudiantes, na Argentina, que deu ao Rubro-Negro a classificação para as semifinais da CONMEBOL Libertadores! 

Além dos sete gols marcados, Vitor Roque encerrou a sua primeira temporada no Athletico com 36 partidas disputadas e três assistências. 

Trabalho e aprendizado

A mudança para um novo clube, a experiência de entrar em campo pela primeira vez em um jogo da primeira divisão do Brasileirão, a emoção de disputar a CONMEBOL Libertadores… Para Vitor Roque, motivos não faltam para fazer de 2022 um ano inesquecível.

“Foi uma temporada de muito trabalho e conquistas, principalmente na Libertadores. Motivo de muito orgulho. A cada dia que passou vimos uma evolução grande na equipe. Trabalhamos duro para chegar no final da temporada na nossa melhor forma. Não conseguimos conquistar o título (da Libertadores), mas serve de aprendizado para o próximo ano. Sabemos que é possível. Vamos trabalhar firme, acreditar, buscar chegar à final novamente e conquistar o título desta vez”, afirma o atacante. 

Três momentos inesquecíveis

Para Vitor Roque, três dos seus sete gols marcados em 2022 são momentos que ficarão para sempre entre suas melhores lembranças. Colocados em ordem de importância pelo próprio camisa 39 do Furacão.

“O terceiro é meu primeiro gol com a camisa do Furacão, na partida contra o Cuiabá, lá no Mato Grosso. Era um momento difícil para mim, não vinha jogando muito… Foi um gol de alívio”, relembra.

“O segundo, meu primeiro gol na Libertadores, contra o Libertad. Logo na minha primeira Libertadores, nos meus primeiros minutos em campo. Foi algo inexplicável. Uma coisa que eu sonhava desde que eu assistia aos jogos da Libertadores com o meu pai”, diz.

“O primeiro, com certeza é o gol contra o Estudiantes, lá na Argentina, que deu ao clube a classificação para a semifinal da Libertadores após 17 anos. Foi muito importante para mim, para todo o clube e vai ficar marcado em toda a minha vida”, afirma.

O carinho da torcida

Desde que sua contratação foi anunciada pelo Athletico, no dia 13 de abril, Vitor Roque recebeu o incentivo e o reconhecimento da torcida rubro-negra. Ele diz que o apoio foi fundamental para sua adaptação ao novo clube.

“É algo impressionante. Em tão pouco tempo, fui abraçado pela equipe e pela torcida. É algo inexplicável. Só tenho a agradecer a todos que têm me apoiado desde que eu cheguei. Serve de motivação para ser melhor a cada dia. Procuro me dedicar cada vez mais para seguir sendo um exemplo para os jovens atletas”, ressalta.

O segredo do sucesso

Além do incentivo do torcedor, Vitor Roque aponta outros dois fatores como explicações fundamentais para seu sucesso no futebol, com apenas 17 anos: o apoio da família e a força recebida dos companheiros do elenco athleticano.

“Eu tenho uma base familiar muito boa. Eles sempre têm me ajudado, me deixado focado para me dedicar e trabalhar mais, para conquistar todos os meus objetivos”, conta.

“Eu também procuro sempre aprender cada vez mais. Sou muito novo. Procuro escutar o Fernandinho, o Pablo, o Thiago Heleno… Sei que eles têm muito o que me passar para eu melhorar. E eu mesmo tenho uma cobrança muito grande dentro de mim”, diz.

Todo o futuro pela frente

E quando se fala de Vitor Roque, é impossível não pensar no futuro e até onde pode chegar o jovem atacante. Para 2023, a expectativa é de ainda mais gols e sucesso.

“Será um ano de muito trabalho. Vamos buscar os títulos, cada vitória que for possível. Meu foco está totalmente voltado para o Athletico. A torcida pode esperar muita dedicação. Nunca vai faltar raça. Vamos dar sempre o nosso melhor”, afirma.

Antes, porém, é hora de torcer pelo Brasil na Copa do Mundo e aproveitar as férias.

“Vamos acreditar que o Brasil será o melhor e sairá campeão, para que a gente possa comemorar muito esse título. Depois, vou procurar aproveitar com a família, viajar um pouco, distrair a mente, e continuar treinando também, para voltar ainda melhor para a próxima temporada”, conclui Vitor Roque. 

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários