Time

Rubro-Negro se despede da Copa do Brasil Sub-17

Foto: Cahuê Miranda/athletico.com.br

Não deu. Com o empate em 2 a 2 com o São Paulo na tarde desta sexta-feira (15), a equipe sub-17 do Athletico Paranaense se despediu da Copa do Brasil da categoria.

Gustavo Gomes e Juliano Santini foram os autores dos gols rubro-negros no Miniestádio do CAT Caju. Lucca e Angelo anotaram os tentos do time paulista, que jogava pelo empate após vencer o jogo de ida na Grande São Paulo.

Além do São Paulo, avançam CRB, Cruzeiro, Corinthians, Fluminense, Maranhão, Paysandu e Sport  às quartas de final da Copa do Brasil Sub-17.

A Piazada do Caju deixa o torneio após os dois duelos contra o SPFC e a goleada na primeira fase, sobre o Costa Rica (MS) A campanha termina com três jogos, uma vitória, um empate e uma derrota. Dez gols marcados e quatro sofridos. 

Agora, o foco é nas próximas competições do calendário Sub-17 de 2024, como o Campeonato Paranaense, o Campeonato Brasileiro e o BG Prime Sul-Brasileiro.

O jogo
Primeiro tempo bastante movimentado no Miniestádio do CAT Caju. Bolas na trave. Grandes defesas dos goleiros. Várias oportunidades de cada lado.

O São Paulo saiu na frente depois que Lucca invadiu a área e tocou rasteiro na saída do arqueiro athleticano Murillo, aos 12 minutos.

O gol rubro-negro veio depois da bela jogada de Juliano Santini na direita, aos 16 minutos. O cruzamento rasteiro dele foi na medida para Gustavo Gomes, que mostrou presença de área e completou para o gol.

Etapa final. A proposta do São Paulo era muito clara com a preocupação defensiva. Enquanto isso, o Athletico tinha a posse da bola e buscava furar o bloqueio. E precisava fazer isso sem se expor tanto.

O Rubro-Negro conseguiu. Juliano Santini foi derrubado não por um, mas sim por dois defensores dentro da área são-paulina, aos 26 minutos. Pênalti que o zagueiro Gabriel Feitosa cobrou com uma categoria comum a poucos. O goleiro paulista nem na foto saiu.

Mas a equipe athleticana teve um descuido. E ele foi fatal. São Paulo no ataque. Nicolas fez a jogada pela esquerda e cruzou. Angelo pegou firme, no alto. Gol do adversário, já aos 36 minutos do segundo tempo.

Pressão total do Athletico nos instantes finais, inclusive com uma importante defesa do goleiro tricolor após chute de Matheus Navarro. Mas o Furacão Sub-17 não conseguiu reverter a vantagem paulista, construída no jogo de ida.

Sobre a Copa do Brasil Sub-17
A Copa do Brasil Sub-17 é disputada pelos campeões dos estaduais sub-17 pelo país. As cinco federações mais bem ranqueadas também enviam o vice-campeão ao torneio, organizado desde 2013 pela CBF.

Na edição deste ano, jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro 2007 podem participar.

Os jogos contam com dois tempos de 45 minutos. Cada equipe pode fazer até seis substituições durante a partida, mas só pode parar o jogo em apenas três oportunidades para essas trocas.

A fórmula de disputa é no sistema de eliminatória simples. Vence quem for melhor na soma dos placares dos dois jogos. Em caso de empate, decisão de pênaltis direto. Sem prorrogação, sem gol qualificado.

Tanto na primeira fase quanto na final da Copa do brasil Sub-17, é jogo único. Em caso de empate, mesma coisa: disputa de pênaltis direto. Veja aqui o regulamento completo da competição.

Um pouco de história
O Athletico Paranaense participa pela 11ª vez do torneio. Foi vice-campeão em 2023, melhor desempenho do clube até aqui.

Grandes nomes formados no clube, como Renan Lodi, já defenderam o Furacão em uma Copa do Brasil Sub-17.

Do atual elenco principal, os goleiros Bento, Leo Linck e Mycael, o lateral Vinícius Kauê, o zagueiro Luan Patrick, o volante Christian e o meio-campo Jader também já atuaram pelo CAP na competição.

O torneio do calendário nacional da CBF contribui para a formação de novos talentos no futebol brasileiro.

Oitavas de final da Copa do Brasil Sub-17
Jogos de ida
Segunda-feira, 4 de março
São Paulo 2×1 Athletico Paranaense

Terça-feira, 5 de março
Maranhão 6×0 Galvez-AC
Goiás 0x3 Cruzeiro
Corinthians 1×1 Internacional

Quarta-feira, 6 de março
América-MG 0x1 Fluminense
Ceará 0x0 Sport

Quinta-feira, 7 de março
ABC 0x1 CRB
Paysandu 3×1 Amazonas FC

Jogos de volta
Terça-feira, 12 de março
Cruzeiro 6×0 Goiás

Quarta-feira, 13 de março
Internacional 4×6 Corinthians
Fluminense 2×0 América-MG
Sport 2×0 Ceará
Amazonas FC 2×0 Paysandu [Pênaltis: 3×5]
Galvez-AC 2×1 Maranhão

Quinta-feira, 14 de março
CRB 1x1ABC

Sexta-feira, 15 de março
Athletico Paranaense 2×2 São Paulo

Como ficam as quartas de final
Jogos de ida (previstos para 3 de abril)
Maranhão x Cruzeiro
CRB x Fluminense
Paysandu x Sport
Corinthians x São Paulo

Jogos de volta (previstos para 10 de abril)
Cruzeiro x Maranhão
Fluminense x CRB
Sport x Paysandu
São Paulo x Corinthians

Semifinal
Jogos de ida previstos para 17 de abril
Jogos de volta previstos para 24 de abril

Final
Jogo único, previsto para 1º de maio

A ficha técnica do jogo de hoje
Sexta-feira, 15 de março de 2024
Athletico Paranaense 2×2 São Paulo | Placar agregado: 3×4
Copa do Brasil Sub-17 – Oitavas de Final – Jogo de volta
Local: Miniestádio do CAT Caju, em Curitiba
Início: 15h00

Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistente 01: Leandro Polli Glugoski (PR)
Assistente 02: Bruno Fernando Aparecido Rohling (PR)
Quarto árbitro: Victor Salles Cirilo (PR)

Athletico Paranaense
Murillo; Gabriel Carioca (Kutait, aos 17min do 2ºT), Gabriel Feitosa, Cauã Wendel (Davi Alves, aos 43min do 2ºT) e João Vitor Disaro (Matheus Navarro, aos 29min do 2ºT); Kauan Stabelini, Kauan Pierry (Murilo Camargo, no intervalo) e Lucas Carvalho (Vitinho, no intervalo); Juliano Santini, Gustavo Gomes e Otávio (Richey, no intervalo).
Técnico: Rodrigo Bellão
Gols: Gustavo Gomes, aos 16min 1ºT (1×1); Gabriel Feitosa [pênalti], aos 28min do 2ºT (2×1).
Cartão amarelo: Kauan Wendel, aos 32min do 1ºT; Gabriel Feitosa, aos 18min do 2ºT; Vitinho, aos 38min do 2ºT

São Paulo
João; Igor (Tetê, aos 29min do 2ºT), Igão, Hugo e Nicolas; Bezerra (Samuel, aos 6min do 2ºT), Polin (Enzo, aos 6min do 2ºT) e Lucca; Pedro Ferreira (Gustavo, aos 29min do 2ºT), Ariel (Geovanne, aos 9min do 2ºT) e Thierry (Angelo, aos 29min do 2ºT).
Técnico: Allan Barcellos
Gols: Lucca, aos 12min 1ºT (0x1); Angelo, aos 36min do 2ºT (2×2).
Cartões amarelos: Thierry, aos 35min do 1ºT; Bezerra, aos 6min do 2ºT); Angelo, aos 36min do 2ºT; Nicolas, aos 40min do 2ºT.

Fotos: Cahuê Miranda/athletico.com.br

Comentários