Clube

Escola de Futebol Furacão terá novo projeto social em Umuarama

Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama/Divulgação

A cidade de Umuarama, no Noroeste do Paraná, vai sediar um novo projeto social da Escola de Futebol Furacão. Na última quarta-feira (8), uma reunião entre representantes do clube e da prefeitura selou o acordo.

Esta será a 201ª unidade da escola de futebol oficial do Athletico Paranaense. O projeto rubro-negro está presente em 173 cidades, de 16 estados brasileiros. Também conta com projetos internacionais em Moçambique, Quênia, Peru e Venezuela.

A parceria com o município de Umuarama vai garantir a crianças de famílias de menor poder aquisitivo a oportunidade de aprender futebol com a metodologia desenvolvida pelo Athletico, sob a instrução de profissionais capacitados pelo clube.

Educação para a vida

Umuarama conta com uma população de 112.500 habitantes e integra uma das oito regiões metropolitanas do Paraná.

“Esta parceria é uma grande oportunidade para as crianças carentes de Umuarama, que nos ajudará a oferecer uma vida mais saudável aos meninos, longe das drogas e da criminalidade, educando-os para a vida por meio de atividades sadias, gratuitamente”, diz o prefeito Hermes Pimentel.

A cidade deve sediar também a próxima edição da Copa Furacão, que deve reunir mais de 1.200 alunos de unidades de todo o Brasil.

“Receberemos entre 3,5 mil e 4 mil visitantes durante o evento, que vão se hospedar na nossa rede hoteleira e consumir no comércio local, restaurantes e lanchonetes durante quatro dias. Vai ser muito bom para os empresários e a cidade”, destacou o prefeito.

Benefício para o município

O projeto será implantado em convênio com a Secretaria Municipal de Integração Comunitária. As aulas da Escola de Futebol Furacão acontecerão no Estádio Municipal Lúcio Pipino, conhecido como “Gigante da Baixada”, e mais dois campos da cidade.

“Estivemos em Curitiba e conhecemos o projeto social realizado em parceria com as prefeituras. O interessante é que o projeto não exigirá investimento significativo do município, já que o clube não cobra das prefeituras a taxa de franquia que é praticada com parceiros comerciais”, diz o secretário Thiago Torres do Nascimento.

Inicialmente devem ser abertas 50 vagas para garotos de 11 a 15 anos, com possibilidade de ampliação.

Formação integral

Além de incentivar a prática esportiva, a escola de futebol do Athletico Paranaense visa preparar os alunos para se tornarem verdadeiros cidadãos, independentemente de se tornarem atletas no futuro.

“O objetivo é contribuir para a formação integral do ser humano, desenvolvendo competências comportamentais, sociais, emocionais e valores familiares por meio do futebol”, afirma o gestor da Escola de Futebol Furacão, Ricardo Silva.

Pelo projeto social, os alunos têm a possibilidade de visitar a estrutura do clube e assistir a jogos da equipe principal do Athletico. Também podem participar de avaliações técnicas para captação de atletas, supervisionadas por profissionais do Rubro-Negro.

Comentários