Time

#RetrospectivaFuracão: O papel importante de Matheus Felipe

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Disputar uma primeira divisão de Campeonato Brasileiro. Chegar às fases finais de uma Copa do Brasil. Atuar em uma decisão de CONMEBOL Libertadores. O zagueiro Matheus Felipe realizou em 2022 muitos sonhos da ainda jovem carreira.

Sonhos que o defensor de 24 anos de idade conseguiu alcançar sendo uma das peças importantes do Athletico Paranaense em 2022. E fez isso logo na temporada de estreia dele no Rubro-Negro. Clube pelo qual pretende conquistar muito mais em 2023.

“Chegar até aqui não foi fácil. Nem para mim, nem para a minha família”, conta Matheus Felipe. “Há poucos anos, estava jogando a segunda divisão do Campeonato Paulista. E hoje tenho o privilégio de atuar em um clube como o Athletico Paranaense, de dividir vestiário com jogadores de alto nível como Fernandinho, Thiago Heleno e tantos outros”, destaca.

“Fico muito feliz por estar aqui no clube, pelos momentos que vivemos em 2022”, continua Matheus Felipe. “Tive um ano de adaptação aqui ao Athletico Paranaense. E vou continuar trabalhando firme e forte para que eu possa evoluir e melhorar ainda mais”, planeja o atleta.

Matheus Felipe está em férias, assim como o restante do elenco do Furacão. O retorno está previsto para 15 de dezembro, no CAT Caju, quando começa a pré-temporada para as competições de 2023.

O importante papel de Matheus Felipe em 2022 

Matheus Felipe foi um dos destaques da equipe de Aspirantes do Rubro-Negro no início da temporada, durante a disputa do Campeonato Estadual. Como não poderia ser diferente, o bom desempenho dele rendeu uma promoção ao time principal.

Caiu nas graças da torcida. Uma, pela notável habilidade para um jogador da posição. Também por se impor nas disputas de bola em campo, sendo simplesmente implacável contra os adversários. Virou até meme na internet por quase nunca “sorrir” em campo. E sobre isto, até aproveitamos para tocar no assunto com ele.

“Esse negócio de não sorrir é algo meu mesmo. Mas sou um cara tranquilo, bem de boa”, garante o zagueiro. “É claro que cada um tem sua opinião ou maneira de ser. E respeito todas as opiniões. Mas procuro ter postura, seriedade em tudo aquilo que faço. Zagueiro tem que ter bastante postura. Mas como disse, isso é algo muito meu”, explica.

Muito além de um belo sorriso 

Matheus Felipe é sem risadinha, mas com muito recurso. E logo nos primeiros jogos pelo Athletico Paranaense, já tinha pela frente uma missão e tanto.

Com a lesão no ombro sofrida por Thiago Heleno, coube a Matheus Felipe dar o suporte necessário para que a equipe pudesse suprir a ausência de um dos grandes jogadores e maiores ídolos da história do clube.

Matheus atuou em 17 partidas no período em que o General se recuperava. Ora fez dupla de zaga com Pedro Henrique (9 jogos), ora com Nicolás Hernández (6 jogos). Em outras duas oportunidades, esteve em campo compondo um trio de defensores. Versátil, atuou em cada uma das três funções.

Teve que superar momentos bem difíceis, como aquele revés sofrido diante do The Strongest na Bolívia em maio. Viveu também momentos de grandes contemplações, como a vitória sobre o Palmeiras em SP pelo Brasileiro e a classificação às quartas de final da Copa do Brasil.

Terminada a temporada, Matheus Felipe disputou 38 jogos pelo Rubro-Negro em 2022. Quase 3.000 minutos em campo. E com ele no gramado, a equipe conquistou 17 vitórias e sete empates. O defensor anotou dois gols – um deles até entrou na lista de gols mais bonitos da temporada.

“Procuro sempre analisar bastante os jogos que eu faço. Todo jogador tem seus defeitos e suas qualidades. Eu sei dos meus defeitos e das minhas qualidades”, conta Matheus Felipe. “E assim procuro melhorar no dia a dia. Claro que faço isso também com a ajuda dos meus companheiros e com a ajuda da comissão técnica, que estão sempre à disposição para auxiliar”, comenta ele, para revelar um apoio em especial.

“No meu caso, por exemplo, procuro sempre escutar pessoas importantes e com uma história enorme aqui dentro do clube. Uma delas é o Thiago Heleno”, afirma Matheus Felipe. “O Thiago é um cara respeitado por todos aqui. Ele orienta e aceita orientações também. E você sempre procura escutar esse tipo de pessoa. É um cara que conhece muito”, afirma.

“A verdade é que todos do nosso elenco se respeitam. Aqui no clube, você não pensa em você mesmo. Você pensa no melhor para o grupo”, valoriza Matheus Felipe. “Está todo mundo no mesmo barco. Então, você precisa torcer pelo seu companheiro independentemente de quem vai começar jogando a partida ou não”, ensina.

O que esperar de 2023? 

Em âmbito particular, Matheus Felipe se mostra satisfeito com a primeira temporada dele no clube. Considera 2022 como um ano de adaptação ao clube e à nova realidade, que enche de orgulho todos da família dele.

O pai e a mãe foram determinantes para a carreira de Matheus se consolidar. Deram a força que precisava para seguir. Os tios também prestaram grande incentivo. A esposa também sempre esteve ao lado.

Todos em casa, aliás, são apaixonados por futebol e conversam com Matheus sobre o esporte. O golaço de Matheus Felipe contra o Palmeiras inclusive emocionou o pai. Senhor Edílson confidenciou ao filho que sempre sonhava com o momento de o locutor do Estádio Joaquim Américo gritar o nome de Matheus Felipe. O momento veio e agitou o Caldeirão.

Agora, 2023 está a caminho. Os sonhos se renovam. E Matheus Felipe, seus familiares em casa e todos no clube, querem mais.

“Assim como todos os nossos torcedores, nosso elenco queria muito terminar o ano com conquistas, como o título da Libertadores. Infelizmente, ele não veio agora”, comenta Matheus Felipe. “Mas agora é dar seguimento ao trabalho. É manter a cabeça erguida”, projeta.

“Para um jogador ficar marcado no clube, ele tem que alcançar os objetivos do clube. Tem que conquistar títulos”, diz o camisa 42. “E se você realmente sonha com isso, precisa trabalhar e correr atrás. E acredito que vamos com bastante força em busca disso para o próximo ano”, encerra.

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br

Comentários