Um dos nomes mais importantes do esporte paranaense, Joaquim Américo Guimarães
foi um grande incentivador do futebol no Estado, criando o Internacional Foot-Ball
Club, organizando competições amadoras que trariam o público para perto do esporte
e idealizando o primeiro estádio de futebol do Paraná, no terreno onde hoje está
localizado o estádio do Athletico Paranaense.
Joaquim Américo faleceu em 1917 e, infelizmente, não pôde ver o Internacional, seu
time, dar origem ao Clube que viria a ser a maior potência estadual. Mas sua
importância e seu legado nessa construção são tão grandes que até hoje o estádio
rubro-negro, aquele mesmo idealizado por ele no terreno da família Hauer, no Água
Verde, leva o seu nome e honra sua paixão pelo futebol. Estádio Joaquim Américo
Guimarães, a casa do Athletico Paranaense.
O estádio idealizado por Joaquim Américo foi inaugurado no dia 21 de dezembro de 1913, com um grande festival esportivo. Cerca de 1.500 pessoas compareceram e lotaram a novíssima arquibancada coberta, feita de madeira – a primeira em campos de futebol do Paraná.
A principal atração do dia foi o jogo entre o Internacional e o Paranaguá FC, vencido pelo time da casa por 3x0. Todos os gols foram marcados pelo atacante Collares, o primeiro artilheiro do futuro Caldeirão. Joaquim Américo foi o árbitro da partida.
Na época, ainda não existiam competições oficiais. O que movimentava o estádio eram os torneios internos do Internacional e amistosos. Em 1914, Curitiba parou para ver o primeiro jogo contra uma equipe vinda de outro estado: o Flamengo venceu o Internacional por 7x1, na primeira partida disputada pelo time carioca fora do estado do Rio de Janeiro.
Em 1915, foi realizado o primeiro Campeonato Paranaense de Futebol. Todos os jogos foram realizados na Baixada, o único campo oficial e em condições adequadas que havia na cidade. O primeiro campeão estadual foi o Internacional, com dez vitórias em dez jogos.
Nos torneios internos organizados pelo Internacional, entravam em campo times secundários, formados por sócios do clube. Um desses grupos decidiu dar o grito de independência e, no dia 24 de maio de 1914, fundou o América Foot-Ball Club. Seu primeiro presidente foi o capitão Augusto do Rego Barros.
América e Internacional passaram então a disputar partidas amistosas e logo se tornaram adversários também na disputa do campeonato estadual. O Internacional venceu o primeiro, em 1915. O América levantou o troféu em 1917. Entre os irmãos, surgia uma rivalidade.