Time

Abner: “2021 foi um ano de consolidação. E em 2022, vamos por muito mais”

Estamos já a poucas horas de um novo ano. E a essa altura dos acontecimentos, imaginamos que já deu tempo de você aí pensar bem em como foi 2021 e de projetar como deve ser o seu 2022 que está batendo à porta. Aliás, esperamos que ele seja muito bom e cheio de muitas conquistas e vitórias.

Pois bem, o nosso lateral-esquerdo Abner já fez essa análise. E contou aqui pra gente aqui um pouco de como foi a terceira temporada dele com o Athletico Paranaense. Também falou da expectativa que 2022 gera nele e no restante do grupo rubro-negro.

E como não poderia ser diferente, vamos compartilhar tudo com você aqui no athletico.com.br.

“A palavra que uso para definir o ano de 2021 é consolidação”, destaca Abner. “Foi um ano importante. Não apenas para mim pessoalmente, mas para todo o nosso grupo. Foi a consolidação de um ano vitorioso dentro de campo, de um projeto vitorioso do clube que vem dando certo. Um ano em que coroamos com a conquista da Sul-Americana. E em 2022, vamos por muito mais”, planeja o lateral athleticano.

Abner está em férias, assim como todo o elenco da equipe principal do Furacão. Descanso merecido depois de um ano bastante puxado. A reapresentação ocorre em 15 de janeiro no CAT Caju. A partir daí, o foco passa a ser justamente os desafios de 2022. 


Abner comemora o gol que marcou contra o Aucas, na CONMEBOL Sul-Americana
Foto: José Tramontin/athletico.com.br (28-05-2021)

O mais jovem com mais minutos em campo

Abner vai comemorar a terceira virada de ano dele como jogador do Athletico Paranaense. O Furacão é o clube que ele mais vezes defendeu na ainda jovem carreira. Disputou 96 jogos de 2019 até agora.

Jogador jovem, mas que já conta com a experiência de atuar em três edições do Brasileirão, em duas da Copas do Brasil, em uma CONMEBOL Libertadores com o Rubro-negro. É campeão da CONMEBOL Sul-Americana com o Furacão. Ele é também campeão olímpico com a Seleção Brasileira.


Athleticano contempla a taça da CONMEBOL Sul-Americana que conquistou com o CAP
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (20-11-2021)

Com tudo isso no currículo, até é surpreendente quando lembramos que Abner tem apenas 21 anos de idade. E até por isso, ficamos com a certeza de que o paulista de Presidente Prudente tem um futuro inteiro pela frente. Falamos em futuro, porque o presente dele já é uma bela realidade.

Pegue os jogadores com mais minutos em campo pelo Furacão nas competições de 2021, por exemplo. Abner está lá, é um deles. O lateral-esquerdo esteve no gramado durante 3.633 minutos na temporada, somando-se os tempos adicionais de cada duelo. Um índice superado apenas por Thiago Heleno, Pedro Henrique, Santos, Nikão e Marcinho. Todos mais velhos que ele.

Não só esteve em campo como trabalhou bastante lá dentro. Abner foi um dos líderes de assistências do time em 2021, com seis passes que terminaram em gols dos companheiros. O artilheiro Renato Kayzer se aproveitou bem disso e fez dois com elas. 


Contra o Santos, em São Paulo, pela Copa do Brasil, foi autor da assistência que terminou com o gol rubro-negro
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (15-09-2021)

Abner serviu bem os companheiros. E também anotou o dele, na primeira fase da CONMEBOL Sul-Americana deste ano. Participou ainda diretamente na construção de outro tento atlheticano, nas rodadas iniciais do Brasileiro. Manteve a eficiência de sempre em quase 2.700 ações de jogo durante todo o ano, sendo bem-sucedido em mais de 60% delas.

“Estou feliz. A gente vai colhendo os frutos do trabalho”, analisa Abner. “A gente sempre trabalha para estar preparado para dar o melhor quando estiver em campo. Não deixar que nada externo atrapalhe. Não só eu, como todos aqui do nosso grupo, queremos sempre ganhar. Queremos disputar grandes competições, subir ao pódio em cada uma delas”, comenta.

“E vivemos um ano intenso”, relembra Abner. “Disputamos muitos jogos na temporada. Por isso é claro que houve oscilações. Mas graças a Deus, conseguimos superar as dificuldades. E o Athletico teve um planejamento muito bom para isso. Estivemos bem fisicamente e mentalmente para suportar tudo que foi preciso”, analisa.


Em 2021, Abner esteve entre os jogadores do time com mais minutos em campo
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (15-08-2021)

Um sonho dourado de infância

Tornar-se jogador de futebol profissional. Vestir a camisa de um grande clube. Representar o país em uma competição tão importante quanto os Jogos Olímpicos. Abner admite que realizou em 2021 muitos sonhos da infância dele, lá de quando ainda dava os primeiros passos no futebol no interior de São Paulo.

Hoje já tem o nome na história rubro-negra. É, por exemplo, ao lado do goleiro Santos, do goleiro Weverton [no CAP de 2012 e 2017] e do volante Kleberson [no CAP de 1999 a 2003 e em 2011], os únicos jogadores a serem campeões com a Seleção Brasileira, Olímpica ou Principal, quando defendiam o Furacão.


Abner com a Seleção Brasileira Olímpica, pela qual foi campeão em Tóquio
Foto: Lucas Figueiredo/CBF (15-07-2021)

Não é pouco. Ainda mais levando-se em conta que estamos falando de um jovem jogador, que tem até aqui apenas 112 jogos na carreira profissional – 96 deles pelo Athletico Paranaense, outros 13 pela Ponte Preta e mais três pela Seleção Brasileira Olímpica.

“Quando você sai do vestiário e sobe as escadas para o campo, tudo que você viveu vêm à tona. Você percebe que valeu a pena passar por muita coisa até você chegar ali naquele momento”, afirma Abner, sobre o sonho que conseguiu realizar. “Mas estar em campo hoje não é um mérito só meu. É da minha família, é do apoio que tenho de um clube como o Athletico. É mérito do trabalho de várias pessoas. Então quando você a momentos como este na sua carreira, de disputar uma final ou conquistar um títulos, sempre é importante reconhecer isso”, valoriza.


O lateral rubro-negro sobe a campo para mais um desafio com o Furacão: “Não é um mérito só meu”
Foto: José Tramontin/athletico.com.br (15-12-2021)

Dá para realizar mais sonhos em 2022?

Se você ainda se lembra, respondemos a essa pergunta lá no começo da nossa conversa com Abner. E ele acredita que o time está pronto para conquistar mais em 2022 . Mas qual seria o caminho para tornar 2022 ainda mais vitorioso? Como é possível fazer desse sonho uma realidade? 

Abner explica e embasa. Ele considera que a volta da torcida athleticana ao Estádio Joaquim Américo é um reforço e tanto para o time para as metas de agora em diante. Afinal, foi mais de um ano e meio em que o Rubro-Negro teve que ficar afastado do público devido às medidas de segurança necessárias para o combate à pandemia.

O próprio crescimento técnico e psicológico do time athleticano são motivos enumerados por Abner ao projetar a próxima temporada. Ele vê o elenco fortalecido após o que ele e os companheiros viveram juntos em 2021.

O camisa 16 destaca ainda que a própria base dessa equipe, a qual vem sido mantida desde quando ele chegou ao CAT Caju há três anos, são pontos importantes para a sequência do trabalho e à busca por conquistas.


Abner vê elenco do Furacão fortalecido para a temporada de 2022
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (20-10-2021)

“Com 21 anos de idade, tenho vivido coisas importantes na minha vida. E quero continuar a fazer história aqui no Athletico”, projeta Abner. “O Athletico é um clube que acreditou em mim. Um clube que me deu confiança. E representar um clube assim é gratificante. É gratificante também estar em um clube que tem projetos, que tem ambição e que tem entusiasmo naquilo que quer fazer. É assim que a gente consegue demonstrar o nosso melhor dentro de campo”, aponta.

“Quanto ao ano de 2022, eu o coloco também nas mãos de Deus. O que for para ser vai ser”, profetiza Abner. “Um dos segredos do nosso time é sempre querer mais. E da minha parte, quero sempre estar em campo. Quero sempre estar ajudando o Athletico da maneira que for preciso. Representar bem o clube é a coisa mais importante para todos nós aqui. Nosso elenco é ambicioso. E jogador tem sempre que almejar mais”, afirma.

“Ao nosso torcedor, deixo aqui também meu muito obrigado”, continua Abner. “Dizer que é muito bom tê-lo perto da gente novamente. A gente sabe do quanto é calorosa a nossa torcida. Do clima favorável ao nosso time que eles criam dentro da nossa casa. A ajuda deles sempre foi muito importante para nós. Cada um tem a sua crença, mas independentemente disso, que todos nós possamos entender neste momento o verdadeiro significado de datas como o Natal e o Ano Novo para as nossas vidas. E em 2022, vamos por mais”, encerra.


Próxima parada será em 2022: “Vamos por mais!”
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br (20-10-2021)

Comentários