Time

Autuori destaca Athletico taticamente impecável e melhora no ambiente

Créditos: Mauricio Mano/Site Oficial

O Athletico está resgatando os pilares que o levaram às conquistas recentes e o reflexo disso são as vitórias que voltaram a acontecer nos últimos jogos. Essa é a análise do diretor técnico Paulo Autuori, que viu o time evoluir ainda mais na vitória sobre o Atlético Mineiro, nesta quarta (18).

Autuori diz que não foi a sua chegada ao comando da equipe que determinou a reação athleticana no campeonato, mas a mudança de postura e do ambiente do elenco.

“Não sou eu que cheguei. É um trabalho de um grupo de pessoas que é forte, que passou por dificuldades, como todos passam em um ano atípico como esse. Acima de tudo, o principal é o ambiente. É você fazer que tenhamos um ambiente, independentemente dos momentos pelos quais passarmos, de harmonia, de solidariedade, de confiança no trabalho de todos. Eu acho que isso começa a acontecer. Logicamente que as vitórias são importantes. Mas elas só podem acontecer com atitudes e não palavras. Esse grupo tem tentado assimilar coisas importantes. E acima de tudo aquilo que era, é e será sempre inegociável. Que são os pilares que levaram o Athletico às conquistas que teve. Nós não podemos renunciar a isso em momento nenhum. Temos que ser realistas, pragmáticos em analisar aquilo que foi importante e não negociar isso em hipótese alguma”, disse.

Para Autuori, o Athletico teve uma atuação tecnicamente perfeita no Mineirão, o que mostra a dedicação dos jogadores mesmo com o pouco tempo para treinar.

“A equipe esteve muito bem taticamente, não baixou em nenhum momento a sua estrutura tática para perto do seu gol, fez uma marcação em um bloco médio muito bem feita, com a entrega de todos. Quando assim é, os jogadores estão mais próximos uns dos outros. Pode haver apoio para cobertura e posse de bola também é facilitada em função da formação dos triângulos e dos losangos. A equipe tem progredido. Os jogadores têm aproveitado o pouco tempo que têm para treinar para assimilar coisas importantes e resgatar o nível técnico competitivo. Esse binômio é fundamental. Para isso a força mental também é fundamental”, avaliou.

Autuori também falou sobre a importância das vitórias consecutivas para elevar o moral do grupo.

“São vitórias e as vitórias sempre elevam, mais ainda quando são construídas com autoridade como foi a de hoje. Respeitando o adversário. E a melhor maneira de respeitar o adversário é jogando tudo o que cada um pode e a equipe como coletivo”, disse.

O comandante athleticano também fez questão de falar sobre o momento enfrentado pelo futebol brasileiro, com a alta nos casos de COVID-19 que vêm atingindo jogadores e comissões técnicas.

“Eu sou um homem do futebol e reivindico muito e até o final das minhas possibilidades, o direito daqueles que são do futebol serem ouvidos. Independentemente daquilo que ocorra no campeonato, sem tirar o mérito daqueles que possam atingir seus objetivos, de qualquer maneira será uma competição injusta. Muitas equipes, às vésperas de seus jogos, como aconteceu hoje com o Atlético Mineiro, tiveram problemas de covid não só em relação a seus jogadores, mas equipes técnicas também. Esse é um problema que transcende o futebol. Nossa pressa de acabar o ano de qualquer maneira por interesses se sobrepôs à razão uma vez mais dentro do futebol brasileiro”, afirmou.

Comentários